Skip to main content

Momento em que Lopez agride espectador na 20ª etapa do Giro

Do Bikemagazine
Foto:reprodução

A UCI (União Ciclística Internacional) abriu uma investigação sobre o caso de agressão de Miguel Angel Lopez (Astana) contra um fã que o derrubou da bicicleta na 20ª etapa do Giro d’Itália e estuda aplicar uma punição. O colombiano, vencedor da camisa branca de melhor jovem na disputa italiana, não foi punido pela organização do Giro e agora a UCI quer saber a razão.

Pelas regras da UCI, Lopez infringiu a regra 22.2, que afirma que todo e qualquer ato de violência contra qualquer outra pessoa que não um ciclista durante uma corrida deve resultar em eliminação e multa de 200 francos suíços (CHF). Na mesma regra, um ato de violência contra outro ciclista resulta em uma multa de 200 CHF e uma penalidade de um minuto, com a eliminação da corrida sendo considerada apenas quando a “agressão for particularmente séria”.

A UCI quer entender porque a regra a regra não foi seguida, pois a decisão pode abrir um precedente. Na ocasião, os comissários do Giro decidiram não penalizar Lopez porque entenderam que ele teve uma “reação humana”.

Nas imagens da TV é possível ver que o colombiano foi derrubado por um fã que estava correndo ao lado de um grupo de ciclistas. Lopez, irritado, deu socos no fã, que já estava caído no chão. O colombiano, após o ocorrido, pediu desculpas por suas ações, mas também fez questão de dizer que os ciclistas merecem mais respeito dos espectadores.

Miguel Angel Lopez encerrou o Giro na 7ª colocação da classificação geral.

REVEJA AQUI