Skip to main content

O campeão mundial Alejandro Valverde

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Aos 39 anos, o campeão mundial Alejandro Valverde (Movistar) acaba de vencer pela terceira vez o título de campeão espanhol, renovou seu contrato com a equipe até 2021 e chega ao Tour de France, que começa neste sábado (6 de julho), mais “magro do que nunca”.

Valverde, com 125 vitórias desde o início da carreira, em 2002, disse ao jornal espanhol Marca que queria testar seu corpo e que perdeu peso durante sua preparação para o Tour. Segundo a reportagem, o campeão mundial está com 58,6 kg (sua altura é de 1,77 m). “É verdade que nunca cheguei a esse peso, sim, eu estou magro, mas foi algo que me propus a fazer. Eu também não queria perder muito porque há o risco de ficar com menos força, o que não é a ideia. Mas, durante a Route d’Occitanie, na França, senti que meu corpo respondeu bem durante as quatro etapas”, contou.

Valverde na conquista do título espanhol, bem mais magro

O espanhol destaca que o gerenciamento de peso, porém, será diferente sob o stress de três semanas do Tour. “O que acontece é que agora não são quatro dias, mas sim 21 dias. O Tour é uma corrida muito exigente”, afirmou. Vale lembrar que Chris Froome (Ineos) perdeu peso durante sua campanha vencedora do Giro d’Italia 2018. A perda de peso de Froome foi estruturada e supervisionada, mas há quem aponte que, embora seja possível para um ciclista perder peso durante uma corrida por etapas, não é o melhor a fazer, já que há riscos na recuperação.

Valverde vai ao Tour com Nairo Quintana e Mikel Landa como líderes. “Eles estão em boas condições e eu realmente acredito que podem fazer o que todos nós esperamos”, afirmou. “Parece ser ‘agora ou nunca’, mas a gente sabe como é o Tour, é sempre difícil esperar qualquer coisa. É verdade que este ano parece que a disputa está um pouco mais aberta porque adversários importantes, como Froome e Tom Dumoulin, não estarão”, completou.

“Vamos dia após dia e veremos o que acontece. No Tour, você tem que estar atento”, afirmou. A Movistar terá ainda Marc Soler, Andrey Amador, Carlos Verona, Imanol Ervitiy e Nelson Oliveira na equipe. 

Sobre a renovação do contrato com a Movistar, Valverde mostrou confiança. “Estou muito feliz pela renovação, todo mundo sabe que a Movistar Team é a minha casa. Eu sempre me senti muito amado e respeitado aqui, e estou muito feliz por poder continuar mais dois anos com a equipe. Isso me dá paz de espírito para continuar trabalhando, lutar arduamente por novas vitórias, o máximo possível.”