Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos 2019, em Lima, no Peru, será na próxima sexta-feira (26 de julho), apesar de algumas modalidades, como o handebol e o vôlei de praia, terem começado suas disputas antes, nesta quarta-feira. Nas competições das cinco disciplinas do ciclismo, a seleção brasileira terá 16 atletas e a maior promessa de medalha é Henrique Avancini, na disputa do MTB XCO.
A prova de mountain bike XCO abre a programação das modalidades do ciclismo no domingo (28 de julho), com Avancini, Guilherme Muller e Jaqueline Mourão representando o Brasil.
Campeão mundial de maratona, Avancini, 3º colocado no ranking mundial UCI no XCO, é um dos favoritos do cross country e terá a oportunidade de quebrar um jejum de 60 anos no ciclismo. Isso porque a última medalha de ouro conquistada por um brasileiro na modalidade foi em 1959, com Anésio Argenton, que venceu a prova do quilômetros contra o relógio.
“Eu acho que chego como favorito”, afirmou Avancini, que acaba de conquistar pela 14ª vez o título de campeão brasileiro de XCO e o título de campeão brasileiro de maratona e que, nesta temporada, tem conquistado ótimos resultados na Copa do Mundo de MTB. “A gente só tem um ouro na história, né? Então é uma barreira que a gente tem nas modalidades do ciclismo. Estou encarando os Pan-Americanos com muita seriedade.”
Além de Avancini, apenas o norte-americano Christopher Blevins está entre os 25 melhores colocados no ranking mundial. Blevins, 12º no ranking UCI, deverá ser, inclusive, o principal adversário do brasileiro.
O ciclismo de pista terá provas entre os dias 1º e 4 de agosto. O Brasil vai contar com Daniela Lionço e Wellyda dos Santos Rodrigues, além de Flávio Wagner Cipriano, João Vitor da Silva e Kácio Freitas, que foi o único brasileiro presente no Mundial de Pista de 2019.
Entre os dias 7 a 10 de agosto será a vez do ciclismo de estrada, com Magno Nazaret e Rodrigo do Nascimento; vale lembrar que, no feminino, não há representantes do Brasil.
Nos dias 8 e 9 de agosto será a vez das provas do BMX Racing, que terá na seleção os novos campeões brasileiros, Renato Rezende e Paola Reis, além de Priscilla Stevaux e Anderson Ezequiel Filho. No dia 11, há a disputa do BMX Freestyle, que estreia como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio-2020, com Derlayne Flávia Dias Roque e Cauan Madona Pontes do Nascimento.
SELEÇÃO BRASILEIRA
BMX Freestyle
Derlayne Flávia Dias Roque
Cauan Madona Pontes do Nascimento
BMX Racing
Priscilla Stevaux e Paola Reis Santos
Anderson Ezequiel Filho e Renato Rezende
Ciclismo de Estrada
Magno Nazaret e Rodrigo do Nascimento
Mountain Bike
Jaqueline Mourão
Henrique Avancini e Guilherme Muller
Ciclismo de Pista
Daniela Lionço e Wellyda dos Santos Rodrigues
Flávio Cipriano, João Vitor da Silva e Kácio Fonseca
Calendário
28/07 – Mountain Bike
01 a 04/08 – Ciclismo de Pista
07 e 10/08 – Ciclismo de Estrada
11/08 – BMX Freestyle Park
08 a 09/08 – BMX Racing
*Os Jogos Pan-Americanos no Peru terão cobertura e transmissões na TV Record e na Record News no Brasil
Acompanhe a programação e veja mais informações no site oficial aqui




