Skip to main content

Van der Poel na vitória em Val di Sole

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

Mathieu Van der Poel (Corendon-Circus) provou que o reinado do campeão mundial e olímpico do suíço Nino Schurter (Scott-Sram) está ameaçado. O holandês, tricampeão mundial de ciclocross, faturou neste domingo (4 de agosto) a disputa do MTB XCO na rodada da Copa do Mundo de MTB em Val di Sole, na Itália, com um ataque final que garantiu sua segunda vitória na competição de 2019 (a primeira foi em Nove Mesto, na República Tcheca, em maio).

Mathias Fluckiger (Thomus RN) ficou em 2º, a 18 segundos, e Schurter foi o 3º, a 53 segundos. O brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) foi o 4º, a 1min46s, e o italiano Luca Braidot (CS Carabinieri) terminou em 5º, a 2min01s.

Van der Poel e Schurter na disputa

Mathieu van der Poel dominou a competição, principalmente nas últimas voltas. No trecho final, na primeira subida, escapou e mostrou porque tem sido considerado um “fenômeno”. Além das vitórias no ciclocross, ele também tem se destacado no ciclismo de estrada, e, nesta temporada, foi o campeão da Amstel Gold Race. Em Val di Sole, mostrou seu talento no cross country olímpico no duelo pela primeira colocação com Fluckiger. Schurter, que se manteve em terceiro lugar boa parte da disputa, não parecia ser uma ameaça e o suíço, no final, teve que se conformar em adiar a quebra do recorde de 33 vitórias na Copa do Mundo de Julian Absalon.

“O ritmo foi incrivelmente rápido e nunca diminuiu. Foi uma corrida rápida e dura. Eu estava me sentindo bem, e acho que tanto Fluckiger quanto Schurter também estavam fortes”, comentou Van der Poel. “Eu sabia que poderia ser o mais rápido no sprint, mas eu ainda tinha forças e ataquei para abrir tempo naquela primeira subida na última volta.”

Avancini ficou com a 4ª colocação

Avancini, que largou forte, perdeu contato com o trio da frente e a diferença foi aumentando a partir da terceira volta, no meio da disputa. Depois da prova, o brasileiro, que foi para Itália direto de Lima, no Peru, onde disputou, no domingo passado, os Jogos Pan-Americanos e ficou com a medalha de prata, contou que não estava se sentindo bem. “Decidi que largaria na Copa do Mundo apenas duas horas antes. O que parecia ser apenas a sensação causada pelo jet lag mostrou ser algum tipo de intoxicação que gerou diarreia e vômito desde ontem. Foi sofrimento do primeiro ao último segundo de corrida. Detesto não tentar… e sou grato a Deus por cruzar a linha de chegada”, relatou.

Na classificação geral, Schurter manteve a liderança, com 1.390 pontos, seguido por Van der Poel com 1.274 pontos e Avancini com 1.165 pontos.

Do Brasil, Guilherme Muller (Cannondale Brasil Racing) ficou em 86º e Luiz Henrique Cocuzzi (Lar Nossa Senhora) não terminou.

TOP 5
1 Mathieu Van der Poel (Hol) em 1’20 “47
2 Mathias Fluckiger (Sui) a 18 ”
3 Nino Schurter (Sui) a 53″
4 Henrique Avancini (Bra) a 1’46 ”
5 Luca Braidot (Ita) a 2’01 ”

Resultados completos aqui

A francesa Pauline Ferrand-Prévot em ação

Na disputa das mulheres, a francesa Pauline Ferrand-Prévot (Canyon Factory) surpreendeu ao faturar a vitória no sprint com Jollanda Neff (Trek Factory). A sueca Jenny Rissveds, campeã dos Jogos Rio-2016, ficou com o 3º lugar, a 1min01s.

Pauline Ferrand-Prévot, campeã mundial de estrada, XCO e ciclocross de 2015, após três temporadas marcadas por lesões, tratamentos médicos e uma recente cirurgia, mostrou que está recuperada e foi recebida com festa pelo namorado Absalon. Seu objetivo são os Jogos de Tóquio-2020 e a francesa mostrou que está no caminho certo.

A classificação geral da Elite masculina do XCO após a rodada em Val di Sole

Copa do Mundo 2019
A Copa do Mundo de MTB XCO 2019 começou em Albstat, na Alemanha; a 2ª etapa retornou à icônica Nove Mesto, na República Tcheca, e Andorra recebeu a 3ª etapa. A 4ª etapa foi em Les Gets, palco do Mundial de MTB XCO de 2004. A competição continuou na Itália, em Val di Sole, que recebeu a 5ª etapa. Uma semana depois, os competidores vão para Lenzerheide, na Suíça, para a 6ª etapa, dias 10 e 11 de agosto. A Copa do Mundo termina nos Estados Unidos, na estação de esqui de Snowshoe, West Virginia, nos dias 7 e 8 de setembro.

Calendário
27-28 de abril – (DH) Maribor, Eslovênia
18-19 de maio – (XCO/XCC) Albstadt, Alemanha
25-26 de maio – (XCO/XCC) Nové Mesto, República Tcheca
1-2 de junho – (DH) Fort William, Escócia
8-9 de junho – (DH) Leogang, Áustria
6-7 de julho – (DH/XCO/XCC) Vallnord, Andorra
13-14 de julho – (XCO/XCC/DH) Les Gets, França
3-4 de agosto – (XCO/XCC/DH) Val di Sole, Itália
10-11 de agosto – (XCO/XCC/DH) Lenzerheide, Suíça
31 de agosto e 1 de setembro – Mundial UCI MTB – Mont-Sainte-Anne, Canadá
7-8 de setembro – (XCO/XCC/DH) Snowshoe, Estados Unidos