Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI MTB
Mathieu Van der Poel (Corendon-Circus) faturou mais uma vitória no short track da Copa do Mundo de MTB. O holandês venceu nesta sexta-feira (9 de agosto) a abertura da penúltima rodada da competição, disputada em Lenzerheide, na Suíça. O brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) ficou em 2º lugar e o campeão mundial e olímpico Nino Schurter (Scott-Sram) foi o 3º.
Van der Poel encerrou a disputa com o tempo de 20min07s, com Avancini a 1 segundo e Schurter a 5 segundos.
Mais uma vez, Van der Poel e Avancini duelaram pela vitória. O francês Jordan Sarrou (Absolute Absalon) largou forte, mas logo Van der Poel, Avancini e Schurter encostaram. Na segunda volta Schurter assumiu a ponta, mas os adversários reagiram rápido. Na metade da prova o trio andava junto mas Van der Poel mostrou que estava disposto a manter sua invencibilidade no short track. Na volta final Avancini chegou a liderar, mas o holandês o ultrapassou.
Entre os brasileiros, Guilherme Muller (Cannondale Brasil) encerrou em 27º, a 1min07s, e Luiz Henrique Cocuzzi abandonou na oitava volta.
Desde o início da Copa do Mundo de 2019, Van der Poel venceu todas as provas de short track em que participou. Na rodada passada, ele também faturou a disputa do XCO. O holandês, que tem se destacado no ciclocross e no ciclismo de estrada, é esperado no Mundial de Ciclismo de Estrada no final de setembro em Yorkshire e pretende disputar uma medalha olímpica em Tóquio-2020 no MTB.
No feminino, a vencedora foi a francesa Pauline Ferrand-Prévot (Canyon Factory), com a suíça Jolanda Neff (Trek Factory) em 2º e a sueca Jenny Rissveds, campeã dos Jogos Rio-2016, em 3º. Elisabeth Brandau, quando finalizou a penúltima volta, se enganou e achou que tinha vencido. A alemã chegou a comemorar quando cruzou a linha da chegada, mas foi avisada que ainda tinha uma volta no momento em que as outras atletas passavam por ela.
XCO
No domingo (11 de agosto), os competidores disputam a prova do MTB XCO. As provas terão transmissão ao vivo, pela Red Bull TV, com narração em português. O cross country feminino será às 6h e o masculino às 8h30 (horário de Brasília).
Antes da etapa final, nos Estados Unidos, os principais nomes do MTB vão disputar o Mundial de MTB, que nesta edição será no Mont-Sainte-Anne, no Canadá, entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro. A rodada final da Copa será em Snowshoe (West Virginia), nos dias 7 e 8 de setembro.
LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine
Veja mais no site oficial do evento







