Skip to main content

Rohan Dennis na disputa do contrarrelógio no Mundial 2019

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Assim que o Mundial de Ciclismo de Estrada terminou, neste domingo (29 de setembro), a equipe Bahrain-Merida emitiu um comunicado informando que o bicampeão mundial de contrarrelógio, o australiano Rohan Dennin, não fará mais parte do time. A equipe rescindiu o contrato de dois anos com o australiano, mas o caso deverá ser levado ao Tribunal Arbitral da UCI (União Ciclística Internacional).

“Essa rescisão não foi divulgada anteriormente para permitir a Dennis uma preparação sem perturbações para o Campeonato do Mundo de Estrada da UCI 2019”, informa o comunicado.

Representantes de Dennis divulgaram uma declaração que informa que pretendem levar o caso para a arbitragem da UCI. “A nossa intenção é abrir uma ação contra a equipe por rescisão indevida de contrato de trabalho, violação de contrato e causar, com intenção maliciosa, danos à saúde e à reputação do ciclista”.

A bike BMC com o logotipo tampado usada por Dennis na Inglaterra

Vale destacar que Dennis, que trocou a equipe BMC pela Bahrain-Merida nesta temporada, disputou a crono do Mundial com uma bicicleta da marca BMC com o logotipo tampado. Na prova de estrada, neste domingo, Dennis voltou a usar uma bicicleta da BMC, desta vez sem esconder a marca. O australiano trabalhou para a seleção no trecho inicial da corrida antes de abandonar.

No Tour de France, a última prova que disputou antes do Mundial, o australiano abandonou a corrida sem muitas explicações, um dia antes do contrarrelógio, que é a sua especialidade, o que gerou muita especulação. 

Dennis conquista a camisa arco-íris pelo segundo ano seguido

Na quarta-feira, depois de conquistar o ouro no contrarrelógio pelo segundo ano seguido, Dennis comentou sua decisão: “A seleção da Austrália entendeu que a BMC era a melhor bicicleta para mim. Não posso falar pela Bahrain-Merida ou como eles estão se sentindo, mas posso falar do meu resultado. Eu estou feliz, é a maior vitória da minha carreira.”

Nos bastidores, a Bahrain-Merida está passando por importantes mudanças para 2020. O treinador britânico Rod Ellingworth, que ajudou a fundar a equipe Sky e trabalhou com a bem-sucedida equipe de pista da Grã-Bretanha, vai assumir o cargo de gerente-geral. Entre as novidades para 2020 estão as contratações de Mikel Landa (ex-Movistar) e Wout Poels (ex-Ineos).