Skip to main content

Bernal, campeão do Tour de France 2019, desiste do Mundial

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O colombiano Egan Bernal e o polonês Michal Kwiatkowski, ambos da equipe Ineos, e o italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) confirmaram nesta terça-feira (17 de setembro) que não vão disputar o Mundial de Ciclismo de Estrada, que começa neste domingo (22) em Harrogate, na região de Yorkshire, na Inglaterra.

Bernal, campeão do Tour de France 2019, será substituído por Carlos Betancurt. Seu nome estava na primeira lista divulgada pela Federação da Colômbia, mas o ciclista afirmou que não está em boa forma para ir ao Mundial e resolveu ceder a sua vaga. “Estou treinando para o final da temporada, mas sinto que não estou apto a representar meu país da melhor maneira e por isso prefiro que eles dêem a oportunidade a outra pessoa”, disse Bernal.

A seleção da Colômbia vai contar com Nairo Quintana, Fernando Gaviria, Álvaro Hodeg, Sebastián Molano, Sebastián Henao, Esteban Chaves e Daniel Martínez.

Kwiatkowski na Paris-Nice 2019

Já Michal Kwiatkowski, campeão mundial de 2014, alegou cansaço. Após o Tour de France, ele desistiu do Tour da Polônia, mas esteve na Hamburg Classic e, recentemente, nos GPs de Québec e Montréal. “Eu tenho muito respeito por esta camisa. Mas depois do Tour eu senti que meu corpo precisava de uma pausa. Agora cruzo os dedos para a equipe nacional de Yorkshire”, afirmou. A Polônia terá em sua equipe Rafal Majka, Maciej Bodnar, Pawel Poljański, Lukasz Owsian , Lukasz Wiśniowski e Michal Gołaś.

Nibali na vitória da 20ª etapa do Tour de France 2019 

Já Vincenzo Nibali optou por não participar da seleção italiana depois de retornar das corridas canadenses em Quebec e Montreal. O italiano, que venceu uma etapa do Tour de France de 2014 em Sheffield, em Yorkshire, também se justificou afirmando que não está em forma para o Mundial.

“A camisa da Azzurra italiana é sagrada para mim, você tem que mostrar respeito. Não estou em boa forma e, portanto, não é certo que eu assuma o lugar de outra pessoa”, disse ao jornal Gazzetta dello Sport. A seleção da Itália vai contar com Matteo Trentin, Sonny Colbrelli e Diego Ulissi.

Programação
O Mundial de Ciclismo de Estrada 2019 começa neste domingo (22 de setembro) em Yorkshire, na Inglaterra, com uma novidade, o Team Time Trial Mixed Relay, prova de contrarrelógio por equipes misto, com três homens e três mulheres nas seleções nacionais. No total serão 11 eventos em oito dias, entre crono e resistência, para as categorias Elite, Sub 23 e Junior, tanto para homens quanto para mulheres, na disputa pela camisa arco-íris.

Tradicionalmente, as disputas de estrada do Mundial são sempre pensadas em torno de um circuito, e nesta edição o circuito terá 14 km em Harrogate. Cada disputa terá largadas em locais diferentes, mas todos vão passar pelo circuito. A Elite dos homens encerra a disputa no dia 29 com uma prova dura, com 284 quilômetros, o que a torna a segunda maior corrida do ano, apenas sete quilômetros atrás da Milão-San Remo.

Na prova de estrada, a Elite dos homens larga a cidade de Leeds, no sul de Harrogate, e segue para noroeste em Yorkshire Dales para uma volta de 187 km antes de seguir para Harrogate para as sete voltas no circuito de 14 quilômetros. O trecho inicial tem três subidas categorizadas, todas incluídas no Tour de France de 2014: Kidstones (60 km), Buttertubs (95 km) e Grinton Moor (120 km). Já a Elite das mulheres vai largar em Bradford, a oeste de Leeds, e também segue para Dales, embora em um circuito muito mais curto e menos montanhoso de 107 km. Existem duas subidas categorizadas – Norwood Edge (15 km) e Lofthouse (45 km) – antes do circuito de três voltas em Harrogate, em uma distância total de 149 km.

MUNDIAL DE CICLISMO 2019

PROGRAMAÇÃO
22 de setembro – Contrarrelógio por equipes misto
23 de setembro – Contrarrelógio Junior feminino e masculino
24 de setembro – Contrarrelógio Sub 23 masculino/Contrarrelógio Elite feminino
25 de setembro – Contrarrelógio Elite masculino
26 de setembro – Prova de estrada da Junior masculino
27 de setembro – Prova de estrada da Junior feminino/Prova de estrada da Sub 23 masculino
28 de setembro – Prova de estrada da Elite feminino
29 de setembro – Prova de estrada da Elite masculino

Veja mais no site oficial