Skip to main content

Team Time Trial Mixed Relay será novidade em 2019

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

O Mundial de Ciclismo de Estrada 2019 começa neste domingo (22 de setembro) em Yorkshire, na Inglaterra, com uma novidade, o Team Time Trial Mixed Relay, prova de contrarrelógio por equipes misto, com três homens e três mulheres nas seleções nacionais. Segundo a UCI (União Ciclística Internacional), os homens largam primeiro e as mulheres completam a prova, que terá 28 km de percurso, no mesmo formato já testado durante o Campeonato Europeu deste ano. 

A Holanda, com Bauke Mollema, na crono mista no Campeonato Europeu

O Team Time Trial Mixed Relay é uma tentativa da UCI de dar vida nova para a disputa do contrarrelógio. A crono por equipes, originalmente realizada como um evento nacional, em que quatro corredores disputavam percursos de até 100 km, foi interrompida em 1995 e retornou em 2012 como uma prova por equipes, onde os times profissionais substituíram as nações. Mas o formato foi bastante criticado por seus “fins comerciais” e surgiu a ideia de testar o novo formato.

No revezamento misto, homens e mulheres ainda competem separadamente, mas no mesmo time (nação). Os três homens largam primeiro e completam a volta no percurso antes de ceder a vez para as três mulheres. A contagem de tempo das mulheres começa quando o segundo ciclista cruzar a linha e o relógio vai parar quando a segunda ciclista cruzar a linha. Na estreia do formato, no Campeonato Europeu, em agosto, a Holanda foi a campeã, com Alemanha e Itália em 2º 3 º.

PERCURSO

A região de Yorkshire, no norte da Inglaterra, tem se destacado no ciclismo, principalmente por atrair multidões. Depois de receber a largada do Tour de France em 2014 e emplacar o Tour de Yorkshire no calendário UCI, o condado vai receber, pela primeira, o Mundial de Estrada, de 22 a 29 de setembro. Vale lembrar que esta será a quarta vez que a Grã-Bretanha recebe o Mundial, quase 100 anos depois da segunda edição em Liverpool em 1922, 49 desde Leicester em 1970 e 37 desde que Giuseppe Saronni derrotou Greg LeMond e Sean Kelly em Goodwood, em 1982.

No total serão 11 eventos em oito dias, entre crono e resistência, para as categorias Elite, Sub 23 e Junior, tanto para homens quanto para mulheres, na disputa pela camisa arco-íris.

Tradicionalmente, as disputas de estrada do Mundial são sempre pensadas em torno de um circuito, e nesta edição o circuito terá 14 km em Harrogate. Cada disputa terá largadas em locais diferentes, mas todos vão passar pelo circuito. A Elite dos homens encerra a disputa no dia 29 com uma prova dura, com 284 quilômetros, o que a torna a segunda maior corrida do ano, apenas sete quilômetros atrás da Milão-San Remo.

Na prova de estrada, a Elite dos homens larga a cidade de Leeds, no sul de Harrogate, e segue para noroeste em Yorkshire Dales para uma volta de 187 km antes de seguir para Harrogate para as sete voltas no circuito de 14 quilômetros. O trecho inicial tem três subidas categorizadas, todas incluídas no Tour de France de 2014: Kidstones (60 km), Buttertubs (95 km) e Grinton Moor (120 km). Já a Elite das mulheres vai largar em Bradford, a oeste de Leeds, e também segue para Dales, embora em um circuito muito mais curto e menos montanhoso de 107 km. Existem duas subidas categorizadas – Norwood Edge (15 km) e Lofthouse (45 km) – antes do circuito de três voltas em Harrogate, em uma distância total de 149 km.

MUNDIAL DE CICLISMO 2019

PROGRAMAÇÃO
22 de setembro – Contrarrelógio por equipes misto
23 de setembro – Contrarrelógio Junior feminino e masculino
24 de setembro – Contrarrelógio Sub 23 masculino/Contrarrelógio Elite feminino
25 de setembro – Contrarrelógio Elite masculino
26 de setembro – Prova de estrada da Junior masculino
27 de setembro – Prova de estrada da Junior feminino/Prova de estrada da Sub 23 masculino
28 de setembro – Prova de estrada da Elite feminino
29 de setembro – Prova de estrada da Elite masculino

Veja mais no site oficial