Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A partir desta quinta-feira (26 de setembro) começam as disputas de estrada no Mundial de Ciclismo em Yorkshire, na Inglaterra. A primeira corrida será a da categoria Junior masculino, com 148 km de percurso, de Richmond a Harrogate. O Brasil terá como representante Vinicius Rangel, que fez estágio na equipe Junior do espanhol Alejandro Valverde e surpreendeu ao vencer a etapa rainha e faturar o título de campeão geral e os prêmios de montanha e de regularidade da Volta Ciclista Al Penedés, na Espanha, em julho.
Vinicius Rangel integrava a seleção brasileira na disputa do Mundial de Ciclismo de 2018, em Innsbruck, na Áustria, quando conheceu o ex-ciclista olímpico (Moscou-1980 e Seul-1988) e treinador Antonio Silvestre, que hoje vive nos Estados Unidos. Terminou em 30º lugar a disputa da categoria Junior e conseguiu uma indicação para integrar a equipe Valverde Team-Terra Fecundis, projeto do campeão mundial de 2018 voltado às categorias de base.
Depois do Mundial, o ciclista deve voltar ao Brasil e pretende retomar seu lugar na equipe Rio Cycling Team, que integra desde a sua criação, no ano passado
Aos 18 anos, natural de Cabo Frio (RJ), Vinicius começou a se interessar por ciclismo ainda na infância. No começo da carreira integrou a equipe Campos Speed Cycling, de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e se destacou nos Jogos Escolares da Juventude. Em 2015, aos 14 anos, venceu o título de campeão brasileiro de contrarrelógio na categoria Infanto-Juvenil. Venceu novamente o título em 2016 e também o de resistência e foi chamado para integrar a seleção brasileira da Volta de Codecan, no Uruguai, uma das mais importantes provas da categoria de base da América do Sul, na qual foi campeão juvenil. Um ano depois repetiu novamente o título de campeão brasileiro de crono. Em 2018, na categoria Júnior, foi vice-campeão brasileiro de estrada e então convocado para integrar a seleção brasileira no Mundial de Ciclismo em Innsbruck, na Áustria.
A temporada 2019 começou e Vinicius disputou a Volta do Futuro e ficou em 2º lugar. Em julho, esteve no México novamente com a camisa da seleção brasileira e voltou com duas medalhas de bronze, na crono e na estrada do Pan-Americano Junior.
A prova da categoria Junior não terá transmissão na TV paga brasileira, mas é possível acompanhar pelo Facebook da UCI (União Ciclística Internacional) aqui
PROGRAMAÇÃO
22 de setembro – Contrarrelógio por equipes misto 28km
23 de setembro – Contrarrelógio Junior feminino (14km) e masculino (28 km)
24 de setembro – Contrarrelógio Sub 23 masculino/Contrarrelógio Elite feminino 32 km
25 de setembro – Contrarrelógio Elite masculino 54 km
26 de setembro – Prova de estrada da Junior masculino 148 km
27 de setembro – Prova de estrada da Junior feminino (86 km) e Sub 23 masculino (187 km)
28 de setembro – Prova de estrada da Elite feminino 149 km
29 de setembro – Prova de estrada da Elite masculino 285 km
Veja mais no site oficial
LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo 2019 no Bikemagazine




