
Ciclistas protestam contra a falta de segurança na etapa final da Volta de Guarulhos Foto: Mundo Bici/George Panara
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
Sites e mídias especializadas em ciclismo internacionais noticiaram, nesta segunda-feira (28 de outubro), o atropelamento do ciclista Endrigo da Rosa Pereira (Indaiatuba Cycle Team) na etapa final da Volta de Guarulhos, neste domingo (27 de outubro).
A etapa terminou antes do previsto depois que um motorista furou o bloqueio e atingiu o ciclista. Endrigo da Rosa Pereira saiu praticamente ileso da queda, com o joelho machucado, mas sua bicicleta ficou destruída.
O pelotão, em solidariedade, resolveu parar a disputa por entender que não havia condições de segurança para seguir com a prova. A etapa, que era para ter 70 km, terminou com 52 km. Os comissários concordaram com a paralisação dos ciclistas e consideraram a meta intermediária da primeira volta no circuito do Bosque Maia como o tempo da chegada.
VEJA VÍDEO
MÍDIA INTERNACIONAL
Cycling Weekly – Stage race brought to halt after rider hit by car that entered course
Eurosport – Cyclist survives terrifying near-miss after car drives through course in Brazil
De acordo com a página Cidade De Guarulhos no Facebook, por não receberem horas extra conforme prometido pela Prefeitura, agentes não realizaram o fechamento e acompanhamento do trânsito durante a disputa. Na imagem do acidente é possível, inclusive, ver um guarda no celular. O organizador José Claudio dos Santos, o Facex, presidente da Associação Desportiva Facex, emitiu o seguinte comunicado:
A Associação Desportiva Facex, organizadora da 4ª Volta Ciclística Internacional de Guarulhos, lamenta o incidente ocorrido com o atleta Endrigo Pereira, da equipe de Indaiatuba, durante a terceira etapa da competição na manhã deste domingo (27).
Informamos que o acidente ocorreu por desatenção, que está sendo apurada, no fechamento do trânsito da via. A organização ressalta que cumpriu todos os protocolos necessários para a realização da prova. Destacamos ainda, que o prefeito Guti sempre apoiou do evento, desde sua primeira edição, sendo um dos responsáveis pelo sucesso.
O atleta recebeu todo apoio e respaldo da organização e passa bem. Os demais atletas e dirigentes das equipes se colocaram a favor da organização e protestaram contra a segurança de forma geral.
A Associação Desportiva Facex reitera que a competição faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo e se tornou a principal prova da modalidade no país. Além disso, a segurança dos ciclistas tem sido sempre uma preocupação, o que torna o ocorrido ainda mais preocupante.
A 4ª Volta Ciclística Internacional de Guarulhos tem promoção e organização da Associação Desportiva Facex, com patrocínio da Penks e apoio de JKS, Nova Energia, Shimano e prefeituras de Guarulhos e Pindamonhangaba. A supervisão é da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPCiclismo).
Resultados
Com a decisão, Rodrigo de Melo (Funvic – Pindamonhangaba), que venceu a 2ª etapa e liderava, e que também foi o primeiro a cruzar na meta intermediária, foi o campeão. Na classificação geral, Armando Camargo (Indaiatuba Cycle Team) e Lauro Chaman (Seleção Regional Paulistana/Penks) completaram o pódio em 2º e 3º. Na categoria Sub-23, o título ficou com Matheus Antônio da Silva Braz (Abec-Rio Claro), seguido por Euller Magno Rabelo e Igor Molina, ambos da Funvic, em 2º e 3º.
Elite
1- Rodrigo Araújo de Melo/Team Cycling Funvic – Pindamonhangaba – 1h14m29
2- Victor Andrade Ferreira (Team Cycling Funvic – Pindamonhangaba – m.t.
3- Lauro Cesar Mouro Chaman/Seleção Regional Paulistana-Penks – m.t.
4- Armando Reis Da Costa Camargo Filho/Indaiatuba Cycle Team – m.t.
5- Daniel Filgueiras Mendes/Guaratinguetá – m.t.
Sub-23
1- Euller Magno Rabelo* /Team Cycling Funvic – Pindamonhangaba -1h14m29
2- Sergio Rei Vieira Dos Santos*/Team Cycling Funvic – Pindamonhangaba– m.t.
3- Igor Teodoro Molina */Team Cycling Funvic – Pindamonhangaba – m.t.
Classificação geral
Elite
1- Rodrigo Araújo de Melo/Team Cycling Funvic – Pindamonhangaba- 3h59’53
2- Armando Reis da Costa Camargo Filho/Indaiatuba Cycle Team +1s
3- Lauro Cesar Mouro Chaman (Seleção Regional Paulistana / Penks +5s
Equipes
1- Team Cycling Funvic – Pindamonhangaba, 12h00’38
2) Indaiatuba Cycle Team + 5 s
3) Seleção Regional Paulistana/Penks +40s
Sub-23
1- Matheus Antônio da Silva Braz/Abec – Rio Claro – 4h00m07
2- Euller Magno Rabelo/Team Cycling Funvic – Pindamonhangaba +2s
3- Igor Teodoro Molina/Team Cycling Funvic – Pindamonhangaba +24s



