Skip to main content

Atuais campeões da Brasil Ride, Fumic e Avancini Foto: Marcelo Rypl/Brasil Ride

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A 10ª edição da ultramaratona Brasil Ride começa neste domingo (20 de outubro) no sul da Bahia. Em sete etapas, os 570 participantes de 23 países largam da região litorânea, mais conhecida como Costa do Descobrimento, seguem em direção ao interior percorrendo as montanhas que dividem os estados da Bahia e Minas Gerais, e voltam ao litoral em percursos com, em média, de 80 a 100 quilômetros. Na etapa final, há ainda a disputa da Maratona do Descobrimento, que em 2019 vai contar com 1.800 competidores.

Disputada em equipes, a Brasil Ride tem as categorias Open (Elite), Feminino, Máster (acima de 40 anos), Grand Máster (acima de 50 anos), Nelore (acima dos 90 quilos) e Corporativa (com três integrantes com no mínimo 35 anos e a soma das idades igual ou superior a 115 anos). Nesta edição haverá ainda a categoria Iron Rider, para triatletas.

O tcheco Jaroslav Kulhavy vai disputar a Brasil Ride pela 1ª vez

A décima edição da Brasil Ride tem um pelotão recheado de estrelas e vários favoritos ao título: campeões olímpicos, como o tcheco Jaroslav Kulhavy e o holandês Bart Brentjens, mundiais como o brasileiro Henrique Avancini e o português Tiago Ferreira, além de campeões europeus, como o russo Alexey Medvedev e o tcheco Kristian Hynek, atual vice-campeão mundial de maratona.

Na elite a disputa será das mais acirradas: Henrique Avancini, em dupla com o alemão Manuel Fumic, da Cannondale Factory Racing, vão defender o título, mas terão pela frente adversários como Kulhavy e seu compatriota Matous Ulman, que estreiam na disputa, Tiago Ferreira e Hans Becking, ambos campeões em edições anteriores,  Kristian Hynek, bicampeão em 2010/2011, ao lado do também tcheco Martin Stosek, sétimo lugar no Mundial de Maratona 2019; e o campeão de 2016, Alexey Medvedev, com o brasileiro Hugo Prado Neto; além dos atuais campeões da La Leyenda del Dorado, os colombianos Johan e Johnatan Cañaveral.

Letícia Cândido comemora seu primeiro título nacional na elite em 2019

Brasileiros
Henrique Avancini e Hugo Prado são os dois únicos brasileiros nas duplas consideradas favoritas, mas o pelotão conta ainda com renomados brasileiros, como Mario Verissimo e Bruno Lemes, da Squadra Oggi; Sherman Trezza e Guilherme Muller, da Cannondale Brasil Racing; o suíço naturalizado brasileiro Lukas Kaufmann com seu parceiro Konny Looser (SUI), da FKS Factory Racing; Halysson Ferreira e Nicolas Machado, da Tropix Factory Racing Team; Daniel Zoia e José Gabriel Almeida, pela Corinthians Audax Bike Team; Ricardo Pscheidt e Gilberto Goes, da Orbea Team Brasil; Edson Rezende e Nicolas Sessler, da Caloi Avancini Team.

Com o Brasil lutando por pontos para garantir uma vaga em Tóquio 2020 no mountain bike feminino, a ultramaratona torna-se ainda mais importante, por ofertar 120 pontos às suas campeãs no ranking olímpico. Estão confirmadas na disputa ciclistas como campeã brasileira de MTB XCO de2019, Letícia Cândido, ao lado de Hercília Najara, a bicampeã da Brasil Ride, Raiza Goulão disputando com a experiente colombiana Angelita Parra, e as venezuelanas Katherine Lindo e Florangela Rodriguez. A jovem revelação do MTB nacional, Karen Olimpio, em parceria com a experiente portuguesa Ilda Pereira, e Viviane Favery, com Tânia Clair Pickler, também estão entre as favoritas ao pódio. 

Dificuldade na Subida das 7 Voltas, na etapa rainha de 2018 Foto: Fabio Piva/Brasil Ride

Disputa
Nas etapas 1 (Prólogo), 2, 5, 6 e 7 o pano de fundo é o belo mar de Arraial d’Ajuda e Trancoso, e nas etapas 3 e 4 as formações rochosas de Guaratinga formam um cenário único, de tirar o fôlego. Lá, a organização montou uma verdadeira cidade para receber os 570 atletas, além de mais 500 pessoas do suporte do evento. São mais de 1.000 barracas, entre elas 200 vips, o que totaliza mais de 1.000 colchões, 50 banheiros, 40 chuveiros, além de uma Carreta UTI Médica.

Somando-se ainda a estrutura do evento e da arena em Arraial, estão inclusos 16 pessoas na equipe médica especializada em resgate de área remota, uma UTI Móvel 4×4, duas ambulâncias, dez carros 4×4, oito caminhões, quatro quadriciclos, 25 motos e um helicóptero à disposição do evento, para qualquer eventualidade.

Nos sete dias de prova, são consumidos 3.400 litros de Coca-Cola, 48.000 litros de água e 5.500 unidades de frutas distribuídas nos pontos de hidratação, além de cerca de 11.000 refeições. Ao todo, 28 pontos de hidratação são montados, 14 pontos de suporte neutro mecânico Shimano, 7 lava-bikes, duas cozinhas e dois restaurantes, além de dois lounges.

Iron Rider
“Nada melhor do que a décima edição, tão especial e significativa, para estrearmos mais uma categoria que não só veio para ficar, como tenho a certeza de que irá crescer nos próximos anos. Outra vez somos pioneiros, assim como na época em que criamos a Nelore. Para participar da Iron Rider os atletas tiveram que comprovar a conclusão de uma prova de longa distância do triatlo, com a soma de 226 km entre natação, pedal e corrida, ou então terem terminado duas vezes a distância intermediária, de 113 km aproximadamente”, explica Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Seis duplas estão confirmadas na nova categoria: Bruno Ryker e Pedro Vinícius Sipriano (Aptidão Esportiva), de Brasília (DF); Gerson Doll e Luis Guilherme Miola (Studio 220/Bullseye), de Curitiba (PR); Bruno Joaquim e Eduardo Sovierzoski (Team GR Aventura), de Curitiba; Absamar Barreto e Humberto Ribeiro Júior (Formulize / Policlinica Vida), de Vitória da Conquista (BA) e Barreiras (BA), respectivamente; Bruno de Souza e Gustavo Vilella (R2K), de Uberlândia (MG) e Montes Claros (MG), respectivamente; e Darley Cardoso e Julia Heide (Tripedal.net), de Brasília.

AS ETAPAS
1ª Etapa 20/10/2019: Arraial d’Ajuda
2ª Etapa 21/10/2019: Arraial d’Ajuda – Guaratinga
3ª Etapa 22/10/2019: Guaratinga – Guaratinga
4ª Etapa 23/10/2019: Guaratinga – Guaratinga
5ª Etapa 24/10/2019: Guaratinga – Arraial d’Ajuda
6ª Etapa 25/10/2019: Arraial d’Ajuda – Arraial d’Ajuda
7ª Etapa 26/10/2019: Arraial d’Ajuda – Arraial d’Ajuda

Histórico
Em nove edições da Brasil Ride, mais de 4.200 km foram percorridos pelos atletas que se dispuseram a competir em todos os anos, com 91 mil km de altimetria acumulada. Apenas cinco tiveram a oportunidade de estar nos nove anos do evento: Gustavo Astolphi, Lukas Kaufmann, Weimar Pettengill, Raquel Gontijo e Ivonne Kraft.

Países
Ao todo, 570 ciclistas estão inscritos na décima edição da ultramaratona e representam 23 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Equador, França, Holanda, Itália, Japão, México, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suíça e Venezuela.

LEIA MAIS
Brasil Ride no Bikemagazine