Skip to main content

A escalada do Muro di Sormano

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A última clássica “Monumento” da temporada, a Il Lombardia, na Itália, será disputada no dia 12 de outubro. A corrida, que leva o apelido de “clássica das folhas mortas”, por causa da chegada do Outono, começou a ser disputada em 1905 e reúne entre seus campeões ícones do ciclismo, como Fausto Coppi, que detém o recorde de cinco vitórias (1946, 1947, 1948, 1949 e 1950), além de Eddy Merckx, Tom Simpson e Sean Kelly. 

As “Cinco Monumentos”, vale lembrar, são a Milão-San Remo, Tour de Flanders, Paris-Roubaix, Liege-Bastogne-Liege e Il Lombardia.

Felice Gimondi será homenageado

Nesta edição, a corrida irá homenagear Felice Gimondi, vencedor de 1966 e 1973, que morreu recentemente, com uma camisa comemorativa que será presenteada ao vencedor. “Esta corrida estava entre as grandes clássicas que meu pai mais amava, não apenas porque ele venceu duas vezes, mas também porque costumava encontrar seus amigos e fãs”, disse Norma Gimondi, filha do ciclista. “Estou muito orgulhosa com o fato da Il Lombardia o homenagear um mês após sua morte. Quero agradecer a todos pelas muitas mensagens de carinho que tenho recebido desde a sua morte. É a prova de que ele está no coração de todos”, completou.

Corrida vai de Bérgamo até o Lago Como

Altimetria da Il Lombardia 2019

A corrida de 2019 vai largar em Bergamo e terminar em Como, após 243 km de percurso. Após os primeiros 40 km pelo vale de Cavallina até Casazza, o pelotão encara o Colle Gallo, a primeira subida da corrida, depois passa pelo Vale de Seriana e pela planície que leva a Brianza. Os coclistas vão a Pescate, em direção a Valmadrera e, depois, em direção a Oggiono e, finalmente, a Bellagio, onde está a subida de Ghisallo – com inclinações de até 14% em estradas largas com diferentes curvas.

A descida seguinte é muito rápida e termina em Maglio, onde, imediatamente após uma curva à direita, começa a escalada ao Colma di Sormano. Depois de alguns quilômetros de encostas médias e algumas centenas de metros, a rota sobe o Muro di Sormano, em uma estrada estreita e muito íngreme – são 1.920 metros com uma inclinação média de 15,8% e rampas que podem atingir espetaculares 25%/27%.

Depois de Colma, a rota tem uma descida até Nesso, onde os ciclistas seguem a estrada costeira para Como. Antes, eles enfrentam a escalada Civiglio (614m), com inclinação média de 10% – e com um estreitamento acentuado da estrada no topo da subida – antes de descer e atravessar Como para chegar na última subida, em San Fermo della Battaglia (397m).

Os últimos 10 km começam dentro da área de Como, em largas avenidas, até a passagem subterrânea, onde começa a subida final de San Fermo della Battaglia. A inclinação é de cerca de 7% (máximo de 10%). O percurso passa por várias curvas fechadas e a descida, em uma estrada larga e bem pavimentada, termina no último quilômetro. Em 2018, o vencedor foi o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), que conquistou vitória solo (reveja aqui).

A Il Lombardia 2019 vai contar com 25 equipes na disputa: além dos 18 times do World Tour, mais sete equipes Pro Continentais foram convidadas: Adroni Giocattoli – Sidermec, Bardiani CSF, Neri Sottoli Selle Italia KTM, Israel Cycling Academy, Gazprom-Rusvelo, Cofidis e Vital Concept.

VEJA VÍDEO

LEIA MAIS
Il Lombardia no Bikemagazine