Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/La Presse
Bauke Mollema (Trek-Segafredo) atacou a 18km da meta da Il Lombardia e faturou, neste sábado (12 de outubro), sua primeira vitória em uma clássica Monumento. O holandês de 32 anos cruzou sozinho com 16 segundos de vantagem depois de escapar do grupo onde estavam alguns dos favoritos, como Alejandro Valverde (Movistar) e o vencedor do Tour de France 2019 Egan Bernal (Ineos), que ficaram em 2º e 3º. Jakob Fuglsang (Astana) cruzou em 4º, com o mesmo tempo.
“Não estou acreditando que ganhei uma clássica Monumento. Eu não era o favorito, então talvez os outros tenham me subestimado um pouco. Encontrei o momento certo para atacar”, comemorou Mollema, que conquista a maior vitória de sua carreira, que inclui a Clássica de San Sebastian em 2016 e uma etapa do Tour de France em 2017.
Mollema atacou na penúltima subida, a Civiglio, e o grupo não respondeu. O holandês acelerou e manteve o ritmo forte, abrindo vantagem, que chegou a 30 segundos, e encerrou a prova, com percurso de 243 km, de Bergamo a Como, com o tempo de 5h52min59s. Esta é a quarta vitória de um holandês na corrida, depois de Jo de Roo em 1962 e em 1963 e Hennie Kuiper em 1981.
“Quando tinha 20 segundos de vantagem, fiquei surpreso que minha vantagem aumentou tão rápido. Lá trás, eles estavam se marcando. Eu estava seguro que seria o primeiro no topo do Civiglio. eu não sabia o que estava acontecendo no pelotão, mas eu ouvi que ainda tinha os 20 segundos de vantagem e tinha uma boa chance de vencer. Eu conhecia bem a descida, então eu fiz uma crono individual até a chegada. A última subida não era tão dura. Eu sabia disso. Em um momento eu olhei para trás e vi o Roglic bem para trás então eu fiquei confiante. Com 1km ou 2km para a meta, eu tinha certeza que poderia vencer. Eu mantinha um bom ritmo e eles não estavam se aproximando de mim. Ganhar uma Monumento é um grande jeito de terminar a temporada. É bom que eu tive tempo para comemorar, meus pais estavam lá e foi um momento especial”, disse Molema na coletiva depois da corrida.
Primoz Roglic (Jumbo-Visma), campeão da Volta a Espanha 2019, que venceu duas vezes no espaço de uma semana, primeiro no Giro dell’Emilia e depois em Tre Valli Varesine, contra-atacou a 9 km da meta mas, na escalada final, em San Fermo della Battalgia, foi alcançado pelo grupo onde estavam Bernal, Valverde, Michael Woods (EF Education First) e Jakob Fuglsang (Astana). O esloveno, que começou a disputa como favorito, terminou em 7º, a 34 segundos. Na descida vertiginosa para a meta, Valverde acelerou e, junto com Bernal, disputou o 2º lugar.
Segundo Valverde, faltou organização no pelotão para encostar no holandês.
“Estou feliz com o segundo lugar porque é sempre importante subir no pódio da Il Lombardia. Mollema é o vencedor. Parabéns para ele. Ele atacou bem e manteve um bom passo. Nós não nos organizamos muito na perseguição. Um de nós atacava, e depois outro. Eu tinha as pernas um pouco melhor. Eu poderia ter vencido, mas infelizmente não aconteceu”, disse o espanhol.
Na coletiva pós-prova, Bernal se dizia feliz com o resultado. “Para ser honesto, esta manhã eu não achava que chegaria no pódio. É algo muito grande para mim. Il Lombardia é o meu primeiro pódio em uma prova Monumento. Estou feliz com isto e feliz com a maneira que terminei a temporada. Mollena estava muito forte na subida. Ele abriu uma vantagem e nós estávamos perseguindo muito forte. Roglic atacou, mas no fim das contas, Mollema foi mais forte porque conseguiu manter a vantagem. Eu gostaria de vencer uma Monumento deste jeito algum dia, mas foi difícil para mim me manter na frente em uma corrida dura como esta. Eu ainda tenho só 22 anos e farei melhor para melhorar o meu ciclismo e meus resultados nos próximos anos”, disse o terceiro colocado.
Durante o Mundial de Ciclismo 2019, em Yorkshire, o Bikemagazine conversou com o holandês em uma entrevista exclusiva. Confira aqui
As “Cinco Monumentos”, vale lembrar, são a Milão-San Remo, Tour de Flanders, Paris-Roubaix, Liege-Bastogne-Liege e Il Lombardia.
TOP 10
1 Bauke Mollema (Hol) Trek-Segafredo 5:52:59
2 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team -a 16s
3 Egan Bernal (Col) Team Sky m.t.
4 Jakob Fuglsang (Din) Astana Pro Team m.t.
5 Michael Woods (Can) EF Education First – a 34s
6 Jack Haig (Aus) Mitchelton-Scott m.t.
7 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma m.t.
8 Emanuel Buchmann (Ale) Bora-Hansgrohe 0:00:52
9 Pierre Latour (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
10 Rudy Molard (Fra) Groupama-FDJ m.t.
A CHEGADA
??? Giro de Lombardía
? ¡Bauke Mollema ataca de lejos y se lleva el primer Monumento de su carrera deportiva!
? Un gran Valverde finaliza 2º y vuelve a quedarse con la miel en los labios en Lombardía
? 3º Bernal#IlLombardia ? @mundociclistico pic.twitter.com/9ICxr2v4nG
— COPEdaleando (@Copedaleando) October 12, 2019








