Do Bikemagazine
Foto de divulgação
O evento-teste do MTB XCO para os Jogos de Tóquio-2020 será neste domingo (6 de outubro), com 32 países confirmados, incluindo o Brasil, que terá Henrique Avancini no circuito conhecido como Sea Forest, em Izu, a 120 km da capital.
A lista oficial de participantes ainda não foi divulgada pela organização, mas alguns dos grandes nomes do XCO já estão confirmados por suas federações e, inclusive, já estão em Tóquio, como o atual campeão olímpico Nino Schurter e a francesa Pauline Ferrand-Prevot, atual campeã mundial de MTB XCO e de MTB Marathon. O companheiro de equipe de Avancini na Cannondale Factory Racing e seu parceiro na Cape Epic e Brasil Ride, o alemão Manuel Fumic, também está confirmado.
O holandês Mathieu Van der Poel, que fez uma temporada de destaque na Copa do Mundo de MTB, venceu provas no ciclismo de estrada e, no domingo, disputou o Mundial de Ciclismo em Yorkshire, na Inglaterra, uma prova duríssima, com muita chuva – vale lembrar que Van der Poel estava no pelotão da frente, com chances de vitória, quando perdeu as forças e encerrou a mais de 10 minutos – estava entre os mais esperados, mas anunciou que não estará na disputa.
O circuito olímpico foi montado a partir de uma pista construída em 2010 e que recebeu o campeonato japonês em 2013 e 2014. Como curiosidade: a organização construiu uma ponte resistente a terremotos. E, se o tempo ajudar, será possível avistar o Monte Fuji a partir do circuito.
O evento-teste abre com a competição feminina, com 56 atletas, às 11h, e à tarde, às 14h, tem a largada do masculino, com 55 atletas. O evento não será aberto ao público mas a prefeitura local de Shizuoka fez um sorteio para distribuir convites para a população local.
CONVIDADOS
ÁFRICA
Botsuana, Lesoto, Namíbia, África do Sul
AMÉRICAS
Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, EUA
ÁSIA
Taipei, Indonésia, Irã, Japão, Cazaquistão, Líbano, Malásia, Filipinas, Tailândia
EUROPA
Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Israel, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suíça, Turquia, Ucrânia
OCEANIA
Austrália, Nova Zelândia
LEIA MAIS
Jogos Tóquio-2020 no Bikemagazine




