Do Bikemagazine
Foto de divulgação
Taubaté, no interior paulista, vai receber pela primeira vez uma etapa da Copa Internacional de MTB (CIMTB Michelin). A disputa na cidade vai fechar a programação 2020 entre os dias 28 a 30 de agosto, com as decisões do Cross Country Olímpico (XCO) e Short Track (XCC) para a maior parte das categorias e de Maratona para amadores. A competição do próximo ano começa em março em Araxá (MG), segue para Petrópolis (RJ) em maio e para Congonhas (MG) em julho.
Com diversas pistas de mountain bike, Taubaté traz uma cultura de bike off road nas veias. O treinador de MTB Rodney Hoffmann incentivou o evento a chegar na cidade. “Entrei no mountain bike sendo treinador da Adriana Nascimento e na época ela já comentava da CIMTB. Então eu acompanho a evolução do evento que é muito organizado, sem tumulto ou incidentes e os atletas saem muito contentes”, disse.
Hoffmann afirmou também que a localização da cidade favorece atletas e público. “Taubaté é uma cidade que tem uma boa posição geográfica, no eixo Rio-São Paulo, e ao redor tem muita cidade do Vale do Paraíba, é de fácil acesso à região de Campinas e região do Sul de Minas. Então são vários fatores que colaboram para que Taubaté seja uma cidade que vai receber a CIMTB Michelin de braços abertos para ser um sucesso”, disse.
O secretário de esportes, Marcelo Mora, afirmou que está empolgado. “Estamos muito orgulhosos de termos sido lembrados pela CIMTB. Foi pelo Rodney, que é um entusiasta da modalidade e tem tentado por anos a fio trazer esse evento pra a cidade. Ficamos empolgados com a possibilidade devido a grandiosidade do evento”, afirmou.
O organizador do evento, Rogério Bernardes, disse que a cultura do mountain bike de Taubaté, junto com o apoio da cidade, faz com que esta seja uma etapa que promete grandes momentos para quem ama o mountain bike. “Acredito que possamos repetir o sucesso de Araxá e Congonhas em Taubaté em um projeto de longo prazo. O apoio da comunidade está muito grande desde o início com Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Câmara de Vereadores, e aos poucos formaremos uma rede de parceiros incluindo empresários, ciclistas, amantes do mountain bike e outras pessoas que ainda vão se apaixonar pelo esporte” afirmou o organizador do evento.
De acordo com ele, o local da disputa oferece uma condição de acesso excelente. “É próxima da Rodovia Dutra, a topografia do terreno fará com que o público interaja com a competição e a pista será desafiadora e terá o flow que os atletas gostam. Além disso, a Maratona que será para os amadores tem uma região linda que vamos explorar para que todos curtam ao máximo o evento. Estamos muito otimistas”, completa Rogério.
CALENDÁRIO 2020
5 a 8 de março – Araxá
15 a 17 de maio – Petrópolis
3 a 5 de julho – Congonhas
28 a 30 de agosto – Taubaté



