Skip to main content

Pelotão na Volta de San Juan, na Argentina, cuja edição 2020 começa neste domingo

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A Volta de San Juan, que começa neste domingo (26 de janeiro), na Argentina, poderá ser acompanhada ao vivo pela internet no canal Si San Juan. Veja link aqui

A província de San Juan é a segunda região vinícola de maior prestígio da Argentina, atrás da vizinha Mendoza. O calor é forte, com temperaturas na casa dos 40 graus no meio do dia. Por isso, as etapas começam no final da tarde, por volta das 18h, com chegadas previstas entre 19h30 e 20h, no horário local. A corrida também terá transmissão ao vivo na TV pelo canal ESPN Argentina.

Após ser integrada à nova categoria UCI ProSeries (corridas que pertenciam, em temporadas anteriores, às classes .HC e .1.), a Volta de San Juan se tornou, juntamente com o Tour of Utah, nos EUA, a corrida por etapas mais prestigiada das Américas. Mas o apelo da competição vai além dos primeiros pontos de classificação do ranking UCI. Para os ciclistas World Tour é uma oportunidade perfeita para fugir do inverno europeu.

Equipe Deceuninck-QuickStep treina em San Juan

Um grupo seleto de ciclistas do WorldTour tem escolhido San Juan para começar a temporada. E, para os sul-americanos, é uma rara chance de pedalar ao lado de estrelas como Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), Julian Alaphilippe e Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep).

A rota de 2020 é praticamente a mesma das edições recentes, com sete etapas e um dia de descanso. A abertura, no dia do aniversário de Sagan, que vai completar 30 anos, será para os sprintistas. Na 2ª etapa, em mais um dia para velocistas, uma subida relativamente curta, de categoria 3, pode fazer alguma diferença.

A briga pela classificação geral começa na 3ª etapa, um contrarrelógio de 15,5 km que sobe suavemente em direção a Punta Negra. Vale lembrar que, em 2019, foi Alaphilippe quem venceu ali.

A corrida entra em terrenos mais acidentados na 4ª etapa, de Jáchal a Valle Fértil, onde, na metade do percurso, a estrada começa a subir em um trecho de pouco mais de 16 quilômetros, que deve quebrar o pelotão, embora, com quase 80 km de distância até a meta, muitos velocistas podem se recuperar.

O dia de descanso é na quinta-feira, e, na sexta-feira, é o dia da etapa rainha de San Juan, com chegada em subida em Alto Colorado, a 2.565 metros acima do nível do mar. De fato, os 100 km finais são quase que exclusivamente para cima, com a subida de categoria 3 Alto de Villicum, a de categoria 2 Baños de Talacasto e o Alto de la Crucecita como um prelúdio dos duros 15 km até o final. 

O Alto Colorado tem inclinação média de apenas 4,4% e inclinações máximas de 6,4%, mas sua altitude – especialmente neste momento inicial da temporada – o torna um teste exigente. Vale destacar que houve uma alteração no percurso, que largaria de Caucete e agora vai começar em San Martín, mas a chegada em Alto Colorado permanece a mesma. 

A 6ª e penúltima etapa, mais uma vez, será para os velocistas, apesar da subida curta e acentuada antes da chegada no Autódromo Villicum. A corrida termina com uma etapa de nove voltas em circuito em Circunvalación, com 141 km, que deve terminar em sprint.

AS ETAPAS

ETAPA 1

ETAPA 2

ETAPA 3

ETAPA 4

ETAPA 5

ETAPA 6

ETAPA 7

LEIA MAIS
Reportagens sobre a Volta de San Juan no Bikemagazine