Skip to main content

Jasper Stuyven comemora a vitória em Ninove após 5 horas de prova

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A temporada de clássicas na Bélgica começou neste sábado (29 de fevereiro) assombrada pela ameaça do coronavírus, que pode comprometer o calendário World Tour. Mas era dia da Omloop Het Nieuwsblad e os pavés e murs que fazem a festa dos fãs do esporte receberam seus ciclistas em clima de festa.

No masculino, a comemoração foi em casa, com o belga Jasper Stuyven (Trek-Segafredo) levando a melhor na chegada com Yves Lampaert (Deceuninck-QuickStep) em Ninove. Soren Kragh Andersen (Sunweb), que estava no grupo escapado, terminou em 3º. 

O ciclista da Trek-Segafredo provou ser o mais forte do grupo que ficou na ponta a 72 km do final da disputa quando oito aceleraram e chegaram ao Kappelmuur, 50 km depois. Na subida à capela, três se destacaram, entre eles o vencedor.

Frio, chuvas, pavés molhados: como manda a tradição

A nova campeã mundial Annemiek Van Vleuten em vitória solo

Na elite das mulheres, a holandesa Annemiek Van Vleuten (Mitchelton Scott) conquistou vitória solo com 42 segundos de vantagem em sua primeira conquista com a camisa arco-íris de campeã mundial. A italiana Marta Bastianelli (Ale’ Btc Ljubljana) ficou em 2º e Floortje Mackaij (Sunweb) foi a 3ª.

A prova, com 127 km de Gent a Ninove, é desafiadora por causa das 10 subidas na rota: Leberg (45 km), Wolvenberg (57 km), Molenberg (69,5 km), Rekelberg (83,5 km), Elvererberg (90 km), Terbosse (94,5 km), Eikenmolen (99,5) km), Muur-Kapelmuur (109,5 km) e Bosberg (113,5 km).

Annemiek Van Vleuten no caminho da vitória

Van Vleuten acelerou no Muur-Kapelmuur, causando grandes separações na escalada. No meio da subida, e nos trechos mais íngremes, a campeã mundial seguia sozinha e se mostrou imbatível.

TOP 10 ELITE MASCULINO
1  Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo 05:03:24
2  Yves Lampaert (Bel) Deceuninck-QuickStep m.t.
3  Søren Kragh Andersen (Din) Sunweb 00:00:06
4 Matteo Trentin (Ita) CCC Team 00:00:39
5 Tim Declercq (Bel) Deceuninck-QuickStep 00:01:39
6 Mike Teunissen (Hol) Jumbo-Visma m.t.
7 Oliver Naesen (Bel) AG2R La Mondiale m.t.
8 Philippe Gilbert (Bel) Lotto Soudal m.t.
9 Stefan Küng (Sui) Groupama-FDJ m.t.
10 Florian Sénéchal (Fra) Deceuninck-QuickStep m.t.

TOP 10 ELITE FEMININO
1 Annemiek Van Vleuten (Hol) Mitchelton Scott 3:34:55
2 Marta Bastianelli (Ita) Ale’ Btc Ljubljana 0:00:42
3 Floortje Mackaij (Hol) Team Sunweb m.t.
4  hantal Van Den Broek-Blaak (Hol) Boels Dolmans Cyclingteam m.t.
5 Ellen Van Dijk (Hol) Trek – Segafredo 0:00:44
6 Elizabeth Banks (GBr) Bigla – Katusha 0:01:13
7 Eugenia Bujak (Slo) Ale’ Btc Ljubljana m.t.
8 Chloe Hosking (Aus) Rally Cycling 0:01:30
9 Jip Van Den Bos (Hol) Boels Dolmans Cyclingteam m.t.
10 Aude Biannic (Fra) Movistar Team Women m.t.

VEJA VÍDEOS

Neste domingo a programação continua com a Kuurne-Bruxelas-Kuurne, também pelas colinas das Ardennes flamengas, que resolveu inovar no percurso de 2020. O trajeto desta temporada apresenta duas subidas a menos do que no ano passado, mas a subida final ainda está a 50 km da linha de chegada, o que agrada os velocistas. No entanto, as subidas são mais difíceis – ou as mais difíceis vêm depois – e a antiga subida final, o Knokereberg, foi substituída pelo Kluisberg. Agora, a 77 km da chegada, os ciclistas enfrentarão o Kruisberg, Hotond, Côte du Trieu e Oude Kwaremont antes de atingir o Kluisberg.

Além do mais, em vez de retornar a Kuurne para duas voltas do circuito de 15 km, desta vez será apenas uma volta, com uma corrida mais difícil, com estradas mais estreitas e as calçadas de Beerbosstraat – que já foram descritas como “picantes”, para complicar a chegada. Veja mais no site oficial do evento

LEIA MAIS
Omloop Het Nieuwsblad no Bikemagazine

Kuurne-Bruxelas-Kuurne no Bikemagazine

MELHORES MOMENTOS