Skip to main content

Na disputa da Milão-Torino de 2019

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/La Presse

A Milão-Torino, que chega à 101ª edição na temporada 2020, será disputada dia 5 de agosto. A clássica na região do Piemonte, realizada pela primeira vez em 1876, volta para sua posição histórica no calendário, antecipando a Milão-San Remo, marcada para o dia 8 de agosto, mas anunciou um percurso mais rápido, sem a subida final à Basílica de Superga.

As primeiras edições da Milão-Torino foram disputadas em março, alguns dias antes da Milão – San Remo, mas depois ela mudou para o Outono. Com o reagendamento das corridas por causa da pandemia coronavírus, a competição volta a preceder a primeira das cinco clássicas Monumento.

“A corrida simbolizará um recomeço, não apenas do ponto de vista esportivo, mas também do ponto de vista turístico, uma vez que o ciclismo está intimamente ligado à promoção do território. A proximidade com a primeira Monumento da temporada oferece uma nova interpretação para esta corrida, que será um teste real para todos aqueles que querem tentar vencer a Milão-San Remo”, destaca a organizadora RCS Sport.

Percurso da Milão-Torino 2020

A 101ª edição da corrida terá um trajeto ideal para velocistas, com 198 km, partindo de Mesero e terminando em Stupinigi, em frente ao Palazzina di Caccia di Stupinigi, onde, em 2018, Sonny Colbrelli faturou a Gran Piemonte.

O percurso é basicamente plano, exceto pelo cruzamento de Monferrato, com uma série de subidas curtas. Depois da largada em Mesero, o trajeto atravessa Magenta antes de continuar ao longo do vale do Pó em estradas largas e retas. Além dos obstáculos usuais da cidade, como rotatórias, ilhas de tráfego e seções elevadas, existem quatro passagens de nível, todas concentradas nos primeiros 60 km.

Depois de atravessar o Pó perto de Valenza, o caminho leva as ondulações de Monferrato, antes de cruzar Asti. Os 70 km finais são praticamente planos até o fim em Stupinigi. Os últimos 5 km são na sua maioria planos em estradas urbanas de largura média, incluindo uma série de rotatórias. A última curva fica a 400m do final.

Woods acelera na subida final na Milão-Torino de 2019

Em 2019, o vencedor foi o canadense Michael Woods ( EF Education First), que acelerou a 400 metros da meta e superou Alejandro Valverde (Movistar), que terminou em 2º. Adam Yates (Mitchelton-Scott) cruzou em 3º, a 5 segundos. Reveja aqui

TEMPORADA 2020

AGOSTO
1 de agosto: Strade Bianche (Itália) – Leia mais aqui
5 de agosto: Milão-Torino (Itália)
8 de agosto: Milão – San Remo (Itália)
12 – 16 de agosto: Critérium du Dauphiné (França)
15 de agosto: Il Lombardia (Itália)
29 de agosto – 20 de setembro: Tour de France (França)