Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu nesta quinta-feira (13 de agosto) a 2ª etapa da Criterium du Dauphine e conquistou a camisa amarela da liderança da classificação geral. Roglic atacou a 650 metros do topo do Col de Porte e cruzou com 8 segundos de vantagem sobre Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), 2º colocado. Emanuel Buchmann (Bora-Hansgrohe) completou o pódio à frente de um grupo de perseguição de nove homens em um dia que viu vários grandes escaladores ficarem pelo caminho.
“É um grande resultado para nossa equipe. Mais uma vez mostramos que nos preparamos bem. Todos sabíamos da subida difícil na chegada e começamos a controlar a corrida desde o início”, disse Roglic, que lidera a classificação geral com vantagem de 12 segundos sobre Pinot. Buchmann é o 3º, a 14 segundos.
O vencedor da etapa de abertura, Wout van Aert (Jumbo-Visma), manteve a liderança da classificação por pontos e Michael Schär (CCC), que fechou com AG2R La Mondiale para a próxima temporada, aumentou sua liderança da classificação de montanha.
A etapa, a primeira das quatro para escaladores, teve 135 km de percurso, com chegada ao alto, com os 17,5 km a 6,2 % de inclinação do Col de Porte. Os ataques começaram logo após o início, e oito homens fugiram rapidamente para formar o que seria o começo do dia. Jérôme Cousin (Total Direct Energie), Geoffrey Soupe (Total Direct Energie), Bruno Armirail (Groupama-FDJ), Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep), Jasha Sütterlin (Team Sunweb), Ben O’Connor (NTT Pro Cycling), Michael Schär (Equipe CCC) e Fabien Doubey (Circus-Wanty Gobert) avançaram.
A 37 km do final, o pelotão estava 1min30s atrás do que restava do grupo escapado. Na base do Porte, um acidente prejudicou Dan Martin (Israel Start-Up Nation) e Sergio Higuita (EF Pro Cycling), que precisaram de atendimento médico antes de voltarem ao pelotão.
A equipe Ineos assumiu a frente a 12 km da meta, em ritmo forte, quando a chuva atingiu o pelotão. Victor de la Parte (CCC) atacou, mas não segurou Jonathan Castroviejo (Ineos). Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) ficou para trás enquanto Michal Kwiatkowski (Ineos) assumia a ponta depois do trabalho de seus companheiros Geraint Thomas, Chris Froome, Pavel Sivakov e Egan Bernal.
Adam Yates (Mitchelton-Scott), Lennard Kämna (Bora-Hansgrohe) e Alejandro Valverde (Movistar) também perderam o ritmo na marca dos 5 km para a meta. Thomas assumiu o lugar de Kwiatkowski na marca de 4 km, enquanto Enric Mas (Movistar), Rigoberto Urán (EF Pro Cycling) e Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma) ficavam para trás. Um ataque de Buchmann, porém, arruinou os planos da Ineos.
Roglic, Quintana e Pinot responderam rapidamente, enquanto Romain Bardet (AG2R La Mondiale) e Tadej Pogačar (UAE Emirates) perdiam ritmo. Quintana e Buchmann tentaram acelerar no início do quilômetro final, mas foi Roglic quem assumiu o comando.
Os ciclistas que chegaram um pouco depois tiveram que enfrentar uma pesada chuva de granizo.
TOP 10 DA ETAPA 2
1 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 3:39:40
2 Thibaut Pinot (Fra) Groupama-FDJ 0:00:08
3 Emanuel Buchmann (Ale) Bora-Hansgrohe m.t.
4 Guillaume Martin (Fra) Cofidis m.t.
5 Nairo Quintana (Col) Team Arkea-Samsic 0:00:10
6 Miguel Angel Lopez (Col) Astana Pro Team m.t.
7 Daniel Martinez (Col) EF Pro Cycling m.t.
8 Mikel Landa Meana (Esp) Bahrain McLaren m.t.
9 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo m.t.
10 Egan Bernal (Col) Team Ineos m.t.
TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 9:07:12
2 Thibaut Pinot (Fra) Groupama-FDJ 0:00:12
3 Emanuel Buchmann (Ale) Bora-Hansgrohe 0:00:14
4 Egan Bernal (Col) Team Ineos 0:00:16
5 Guillaume Martin (Fra) Cofidis 0:00:18
6 Nairo Quintana (Col) Team Arkea-Samsic 0:00:20
7 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo m.t.
8 Mikel Landa Meana (Esp) Bahrain McLaren m.t.
9 Miguel Angel Lopez (Col) Astana Pro Team m.t.
10 Daniel Martinez (Col) EF Pro Cycling m.t.
Nesta sexta-feira, a 3ª etapa terá 157 km, de Corenc a Saint-Martin-de-Belleville, mais uma etapa com chegada ao alto. Veja altimetria

AS ETAPAS
Etapa 1 – 12 de agosto – Clermont-Ferrand – Saint-Christo-en-Jarez – 218,5 km
Etapa 2 – 13 de agosto – Vienne – Col de Porte – 135 km
Etapa 3 – 14 de agosto – Corenc – Saint-Martin-de-Belleville – 157 km
Etapa 4 – 15 de agosto – Ugine – Megève – 157 km
Etapa 5 – 16 de agosto – Megève – Megève – 153,5 km
MELHORES MOMENTOS






