Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/La Presse
O dinamarquês Jakob Fuglsang (Astana) venceu neste sábado (15 de agosto) a 114ª edição da Clássica Monumento Il Lombardia. Fuglsang cruzou sozinho a meta em Como, e completou os 231km em 5h32min54s. O neozelandês George Bennett (Jumbo-Visma) foi o segundo a 31 segundos e o russo Aleksandr Vlasov (Astana) completou o pódio 51 segundos atrás.
Fuglsang esteve sempre os líderes e escapou para a vitória com um contra ataque sobre Bennett na subida Civiglio quando deixou para trás um grupo onde estavam também Vlasov, e os ciclistas da Trek-Segafredo Bauke Mollema e Giulio Ciccone. O dinamarquês ganhou terreno na descida para Como e manteve o ritmo intenso até a chegada.
“O dia estava quente e fui com força total. Eu me senti bem, mas eu sabia que o Bennett também estava em boa forma, especialmente após ele ganhar a Gran Piemonte na quarta-feira. Por sorte, o Vlasov me ajudou bastante, ele pedalou como um campeão hoje. Depois da Civiglio, eu pensava que iria decidir no sprint com o Bennett, então em San Fermo eu ataquei e quando vi eu estava sozinho e continuei forte até a linha de chegada”, declarou Fuglsang.
“Foi uma ótima semana para mim no geral, depois de vencer a Gran Piemonte na quarta-feira e o segundo lugar hoje, não posso ficar desapontado com este pódio. No momento estou um pouco desiludido pelo segundo lugar, mas tenho certeza de que, ao olhar para trás, vou ficar contente com o meu desempenho nesta semana”, disse Bennett.
A corrida foi marcada por dois acidentes. O primeiro deles foi com o belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep) que bateu forte e voou sobre o muro de proteção em uma curva à esquerda na descida do Muro di Sormano, a 40km da meta. O ciclista caiu de uma grande altura (5 ou 6 metros) sobre a vegetação e foi resgatado consciente e removido a um hospital. De acordo com comunicado da equipe, o atleta de 20 anos fraturou a pélvis, teve lesões no pulmão e não vai mais correr nesta temporada.
Em outro acidente, já perto da chegada, o alemão Maximilian Schachmann (Bora-Hansgrohe) colidiu contra a lateral de uma automóvel que invadiu o percurso da prova e cortou a frente do ciclista. Schachmann sofreu escoriações e voltou à prova para concluiu na sétima colocação, a 4min31s de Fuglsang.
OS 10 PRIMEIROS
1 Jakob Fuglsang (Din) Astana Pro Team – 5h32min54s
2 George Bennett (NZl) Team Jumbo-Visma – a 31s
3 Aleksandr Vlasov (Rus) Astana Pro Team – a 51s
4 Bauke Mollema (Hol) Trek-Segafredo – a 1:19s
5 Giulio Ciccone (Ita) Trek-Segafredo – a 1:40s
6 Vincenzo Nibali (Ita) Trek-Segafredo – 3:31s
7 Maximilian Schachmann (Ale) Bora-Hansgrohe – a 4:31s
8 Diego Ulissi (Ita) UAE Team Emirates – a 5:20s
9 Ben Hermans (Bel) Israel Start-Up Nation – a 6 min
10 Mathieu Van der Poel (Hol) Alpecin-Fenix – a 6:28s
MELHORES MOMENTOS






