Do Bikemagazine
Foto de divulgação
O brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), está confirmado na rodada dupla da Copa do Mundo de MTB em Nove Mesto, na República Tcheca, que começa nesta terça-feira. Depois de um período sem competições por causa da pandemia, Avancini retornou para a Europa com vitórias na Polônia (reveja aqui) e na República Tcheca (reveja aqui) para se preparar para a Copa do Mundo e, principalmente, para o Mundial de MTB, que será na semana seguinte, entre 7 e 11 de outubro, em Leogang, na Áustria. Depois, retornará ao Brasil para defender o título nacional no final de outubro.
“A principal diferença é o tempo de preparação que todos os atletas tiveram. O maior período de treinamento será o que terá maior impacto, tanto positivo quanto negativo, e isso será colocado à prova”, diz Avancini, que fez quase toda a preparação da pré-temporada em Petrópolis, ao norte do Rio de Janeiro.
“Neste período recente ocorreram poucas competições e apenas os europeus voltaram a competir nos meses de julho e agosto. Nenhum evento reuniu tantos competidores de alto nível, portanto, não foi possível estabelecer uma referência e avaliar os atletas “, diz Avancini sobre seus rivais em potencial, entre eles Nino Schurter, Maxime Marotte e Lars Forster.
Avancini começou 2020 mostrando boa forma em fevereiro ao vencer a Copa Catalana Internacional BTT, a Super Cup Massi de Banyoles, na Espanha, uma das corridas mais clássicas do mountain bike mundial (reveja aqui). Antes, junto com o parceiro Fumic, venceu duas das quatro etapas da Tankwa Trek, na África do Sul, importante preparação para a ultramaratona Cape Epic (reveja aqui).
Mas veio a pandemia e a frustração pelo cancelamento em cima da hora da Cape Epic. O brasileiro voltou para casa, em Petrópolis (RJ) e, nas primeiras semanas de quarentena, também acompanhou o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, um dos seus principais objetivos do ano.
Nove Mesto
Nove Mesto, na República Tcheca, recebe a partir desta terça-feira rodada dupla da Copa do Mundo de MTB, que nesta temporada, por causa da pandemia coronavírus, teve a maioria de suas etapas canceladas. No retorno da competição, a pista continua a mesma, mas o clima será bem diferente: a organização confirmou que as disputas serão fechadas, sem a participação do público.
Nesta terça-feira, a programação começa com a disputa do Short Track (XCC). Na quinta-feira os competidores, tanto homens quanto mulheres, encaram as provas de cross country (XCO). No dia seguinte começa a nova rodada, com mais uma disputa de Short Track. No domingo os competidores retornam para mais uma rodada do XCO.
As corridas terão transmissão ao vivo pela Red Bull TV. Clique aqui
PROGRAMAÇÃO (horário local)
Rodada 1
29/9/2020 XCC Short Track Race 1 4.30pm CEST
1/10/2020 Women’s XCO Final 1 12pm CEST
1/10/2020 Men’s XCO Final 1 3.30pm CEST
Rodada 2
2/10/2020 XCC Short Track 2 4.50pm CEST
4/10/2020 Women’s XCO Final 2 11.30am CEST
4/10/2020 Men’s XCO Final 2 3pm CEST
CEST: Central European Summer Time




