Do Bikemagazine
Foto de divulgação
A UCI (União Ciclística Internacional) confirmou uma lista de 37 equipes masculinas que se candidataram nas categorias WorldTour e ProTeam para a temporada 2021. A ausência da NTT Cycling reforça a informação de que o time, que na temporada 2019 era Dimension Data/MTN-Qhubeka, está sem patrocinador. Entre as novidades está a inclusão da Circus-Wanty Gobert na categoria WorldTour, depois de assumir a equipe CCC, e Eolo-Kometa, da Fundação Alberto Contador, na categoria ProTeam.
“A UCI gostaria de destacar que as equipes que não figuram nesta lista ainda têm a possibilidade de finalizar as suas candidaturas antes do fim do processo de registo, que será determinado pela conclusão das audiências da Comissão de Licenças, previstas para Dezembro”, informa o comunicado.
O diretor da NTT Pro Cycling, Doug Ryder, informou à imprensa especializada que eles estão “montando o quebra-cabeça” para poder continuar no pelotão no próximo ano, depois que a empresa japonesa de tecnologia NTT não estendeu seu contrato de patrocínio.
Entre as mudanças de nomes estão confirmadas as alterações da AG2R La Mondiale, que será chamada AG2R Citroen, e da Bahrain McLaren, que passa a se chamar Bahrain Victorious depois que a montadora retirou o patrocínio para 2021.
A australiana Mitchelton-Scott aparece na lista como GreenEdge Cycling, o nome da empresa de gestão da equipe, enquanto a EF Pro Cycling permanece o mesma, apesar da provável chegada da construtora japonesa Nippo no rol de patrocinadores.
Na categoria ProTeam, 19 equipes se inscreveram, entre elas a Eolo-Kometa, de Alberto Contador e Ivan Basso, que nesta temporada correu como Continental com o nome Kometa-Xstra. A equipe anunciou recentemente que contratou o técnico Sean Yates, ex-Sky. A categoria, onde estão agora outras equipas espanholas como Euskaltel Euskadi, Burgos BH ou Caja Rural, permite que a equipe participe como convidada de provas Grand Tour e outras corridas do calendário UCI World Tour.
A equipe espanhola Continental Kern Pharma também se candidatou a uma vaga. O time foi fundado em 2020 como uma nova equipe da Lizarte e tem o ex-profissional Juanjo Oroz como diretor esportivo.
INSCRIÇÕES UCI
World Tour
AG2R Citroen Team
Astana Pro Team
Bahrain Victorious
Bora-Hansgrohe
Circus-Wanty Gobert (em processo de revisão)
Cofidis
Deceuninck-QuickStep
EF Pro Cycling
GreenEdge Cycling
Groupama-FDJ
Ineos Grenadiers
Israel Start–Up Nation
Jumbo–Visma
Lotto Soudal
Movistar Team
Team Sunweb
Trek–Segafredo
UAE Team Emirates
ProTeam
Alpecin-Fenix
B&B Hotels-Klub Glaz
Bardiani-CSF-Faizanè
Bingoal Casino-Wallonie Bruxelles
Burgos-BH
Caja Rural
Delko One Provence
Eolo-Kometa Cycling Team
Equipo Kern Pharma
Euskaltel-Euskadi
Gazprom-Rusvelo
Rally Cycling
Sidermec
Sport Vlaanderen-Baloise
Team Arkea-Samsic
Team Novo Nordisk
Total Direct Energie
Uno-X Pro Cycling Team
Vini Zabù-Brado-KTM



