
O grupo R9100 lançado em 2016 será substituído em breve pela nova linha a ser apresentada oficialmente no dia 21 de março
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Falta muito pouco para a Shimano apresentar oficialmente o novo grupo Dura-Ace. O lançamento faz parte das comemorações do centenário da empresa, que completa 100 anos de atividades no dia 21 de março.
O novo grupo vem sendo preparado há algum tempo e supostamente seria lançado em 2020, já que o crème de la crème dos grupos de estrada da marca são atualizados de quatro em quatro anos. Novos Dura-Ace foram lançados em 2008, 2012 e no ano olímpico 2016, quando a empresa lançou o R9100 e o R9150Di2.
As especulações em torno do novo grupo são inúmeras, já que de 2016 para cá muita coisa aconteceu nos grupos de estrada top de linha da concorrência.
Muitos apostam que o novo Dura-Ace vai se chamar R9200, já que a empresa segue uma lógica na nomenclatura de seus novos componentes.
Outra expectativa é que ele terá 12 velocidades, com versão eletrônica sem fio, como indicam desenhos datados de novembro de 2020 utilizados para a requisição da patente e da licença FCC, necessária nos Estados Unidos para equipamentos que utilizam rádio frequência naquele país.
Além das trocas de marchas sem fio, outro importante upgrade é a adição de mais um dente no cassete, passando para 12 velocidades, como já acontece no mountain bike.
Documentos que requisitam a patente apontam para a possibilidade de um cassete de 10×36 dentes, sem dúvida outra importante novidade para a Shimano, que relutou o quanto pode para aderir à pequena engrenagem de 10 dentes.





