Atualização: Van der Poel desiste de disputar o Mundial. Leia aqui
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI
O Campeonato Mundial de MTB será disputado de 25 a 29 de agosto em Val di Sole, na Itália. Seis modalidades vão conhecer os novos donos da camisa arco-íris: cross country olímpico (XCO), downhill, four cross, team relay, e-MTB e short track, a novidade da temporada.
A programação começa na quarta-feira, dia 25 de agosto, com a prova de Team Relay. Na quinta-feira (26), a agenda inclui o XCO da categoria Junior e o short track. Na sexta-feira (27) chega a hora do e-MTB e do four cross. No sábado serão disputadas as provas do XCO da Sub 23 e da Elite e, no domingo, o downhill.
Um dos nomes confirmados para a disputa da Elite é Mathieu van der Poel. Depois da decepção olímpica, o campeão holandês já anunciou que vai em busca da camisa arco-íris do XCO. “Estou ansioso pelo Mundial, depois dos Jogos Olímpicos, era importante para mim definir rapidamente novos objetivos. Gosto muito de Val di Sole. É uma bela pista e tenho ótimas lembranças do local depois de vencer a corrida de cross-country da Copa do Mundo de 2019 ”, disse o tricampeão mundial de ciclocross que, nos Jogos de Tóquio, caiu logo na primeira volta.
Van der Poel estreou em Val di Sole em 2018, quando conquistou o terceiro lugar na disputa. Em 2019, venceu as corridas do short track e do XCO, quebrando a sequência de vitórias do suíço Nino Schurter. (Relembre aqui)
No Mundial 2021, Van der Poel afirma que vai disputar tanto a prova de short track quanto a de XCO. “Mas vou focar no cross country em primeiro lugar”, destaca.
O holandês também planeja disputar o Mundial de Ciclismo de Estrada em Leuven, na Bélgica, de 19 a 26 de setembro. “Seria legal ser campeão mundial em três modalidades, quem sabe um dia. Será muito difícil fazer isso em um ano, mas espero que consiga fazer uma vez ”.
LEIA MAIS
Mountain bike no Bikemagazine





