Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Duas brasileiras estão confirmadas na disputa da Elite no Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada 2021, que começa neste domingo (19 de setembro), em Flanders, na Bélgica: a santista Thayná Araújo de Lima e a curitibana Taise Benato, integrantes da equipe Memorial.
A santista Thayná, de 24 anos, terceira colocada no Brasileiro de Estrada de 2019 na Sub 23, está há seis meses na Bélgica participando de provas e treinando para o Mundial. A ciclista começou no esporte aos 12 anos, quando disputou uma corrida para crianças promovida por um projeto social. Aos 15 anos, passou a ser treinada pelo técnico Cláudio Diegues, da Memorial.
Thayná já conquistou títulos brasileiros, paulistas e regionais e, em 2017, passou a integrar a Seleção Brasileira de Ciclismo. Em 2019, após um processo seletivo, passou a fazer parte da Força Aérea Brasileira e disputou os Jogos Mundiais Militares e o Mundial Militar de Ciclismo.
Já Taise Benato, de 29 anos, vencedora da prova Subida ao Morro da Cruz em 2017, de provas regionais e com vitórias em etapas da Volta Feminina do Brasil e no Tour Feminino no Uruguai, também disputa provas do ciclismo de pista e, em 2019, conquistou o título brasileiro na prova de Perseguição Individual.
A prova da Elite feminino, no dia 25 de setembro, terá percurso de 157,7 km entre Antuérpia e Leuven, com 1.047 metros de ganho de elevação. Após a largada no Grote Markt em Antuérpia, o pelotão parte para Leuven, com passagem pela Official Village Keerbergen. Chegando a Leuven, há um circuito local, com 4 subidas, e o circuito Flandrien, com 6 subidas. A chegada será em Geldenaaksevest, ligeiramente inclinada.
A atual campeã mundial é a holandesa Anna van der Breggen, que vai buscar defender a camisa arco-íris. A sempre forte seleção da Holanda vai contar ainda com Annemiek van Vleuten, Marianne Vos, Demi Vollering e Ellen van Dijk, que acaba de conquistar o título do Campeonato Europeu. Outras ciclistas confirmadas: Lotte Kopecky (Bélgica), Marlen Reusser (Suíça) e Elisa Longo Borghini (Itália).
LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo 2021: confira a programação em Flanders
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine
Site oficial do evento






