Skip to main content

Andreas Seewald e Martin Stosek na 1ª etapa Foto: Nick Muzik

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Andreas Seewald e Martin Stosek (Canyon Northwave MTB) venceram nesta segunda-feira (21 de março) a 1ª etapa da ultramaratona Cape Epic e são os novos líderes da classificação geral. A dupla dominou a etapa, Seewald em particular, mostrando porque é o atual campeão mundial de MTB Marathon.

A dupla encerrou com vantagem de 3 minutos depois de subir a Saddle Climb em forte ritmo. Hans Becking e José Dias ficaram em 2º lugar e subiram para vice na classificação geral.

“Não tínhamos um plano concreto para atacar na grande escalada, apenas funcionou dessa maneira”, disse Seewald. “Queríamos causar algum dano lá, mas não achamos que poderíamos ficar longe de todos. Pensávamos que iríamos duro e então o resto nos pegaria mais tarde. Mas as coisas correram do nosso jeito com algumas das equipes lutando com a mecânica. Tivemos um pouco de sorte, mas uma vez que estávamos na frente, continuamos avançando até o final”, disse Stošek, que declarou que estar de amarelo é ótimo, mas que “há muito por vir”.

“Estava super quente, seco e empoeirado”, disse Hans Becking. “Sabíamos que precisávamos ficar na frente nas descidas. Foi muito técnico; foi uma etapa brutal. Ainda assim, tivemos uma boa etapa e estamos muito felizes com o segundo lugar no dia e na classificação geral.”

No percurso da etapa Foto: Gary Perkin

Trecho do trajeto Foto: Nick Muzik

Cumprindo a promessa do prólogo, Georg Egger e Lukas Baum (Speed ​​Company Racing) começaram forte, assim como Nino Schurter e Lars Forster (Scott-Sram). Maxime Marotte e Keegan Swenson (Santa Cruz), Hans Becking e Jose Dias (Buff-Megamo) e Fabian Rabensteiner e Wout Alleman (Wilier-Pirelli) também estavam andando forte e logo os então líderes Matt Beers e Christopher Blevins (Toyota-NinetyOne-Specialized) ficaram para trás.

Beers estava lutando com problemas estomacais, incapaz de manter qualquer comida no estômago. Para Blevins, a “escalada no meio tornou o dia difícil. Matt é um campeão por seguir em frente.”

Beers acrescentou: “Não tenho certeza do que aconteceu. Meu estômago estava me dando problemas o dia todo e eu não conseguia comer nada. Foi apenas um daqueles dias. Não havia opção para desistir; eu só preciso andar meu caminho de volta para ele a partir de amanhã.”

Os rumos da etapa mudaram pouco antes da subida principal, onde Schurter sofreu seu segundo furo no pneu traseiro em dois dias. Mais uma vez, a equipe não teve sucesso com seus reparos e acabou trocando usando uma roda traseira de um atleta da equipe de backup. “É difícil se motivar quando você fica tão para trás. É muito desgastante mentalmente”, disse Schurter, “mas fizemos o que pudemos e vamos pedalar duro na etapa 2.”

Brentjens e Abraão, líderes na Grand Masters Foto: Sam Clark

Na categoria Grand Masters, a dupla que reúne o brasileiro Abraão Azevedo e Bart Brentjens (CST PostNL Bafang), campeã de 2019, conquistou a segunda vitória seguida e abriram 26 minutos de vantagem na classificação geral.

Vale lembrar que, em 2019, a dupla encerrou a ultramaratona com oito vitórias seguidas e a impressionante vantagem de 1h40min. Abraão Azevedo e Bart Brentjens já venceram a Cape Epic na categoria Master em 2014, 2015 e 2016.

As novas líderes Sofía Gómez Villafane e Haley Batten Foto: Dom Barnardt

Na categoria Feminino, a dupla Sofía Gómez Villafane e Haley Batten (NinetyOne-songo-Specialized) venceu a etapa e conquistou a liderança geral. A dupla Robyn de Groot e Pauline Ferrand-Prévot (BMC MTB Racing), vencedoras do prólogo e então líderes, terminaram em 4º.

MELHORES MOMENTOS

LEIA MAIS
Ultramaratona Cape Epic no Bikemagazine

Site oficial do evento

Nesta terça-feira, a 2ª etapa terá 123 km. Veja ao vivo