Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O nove vezes campeão mundial de MTB XCO Nino Schurter, campeão olímpico nos Jogos Rio 2016, renovou seu contrato com a equipe Scott-Sram até 2024. “Estou indo para minha 20ª temporada com a equipe em que pude comemorar tantas vitórias ao longo dos anos e criar memórias inesquecíveis rodeado de amigos. Não quero mudar nada nesta fórmula vencedora. Estou animado para continuar a jornada até 2024”, comemorou o suíço de 35 anos.
Schurter, que terminou a disputa do XCO nos Jogos de Tóquio em 4º lugar, tem entre seus objetivos disputar mais um Jogos Olímpicos, o de Paris-2024. O suíço, que além do ouro em 2016, foi prata em Londres-2012 e bronze em Pequim-2018, pretende lutar por mais uma medalha de ouro.
Na modalidade mountain bike, que começou a ser disputada nos Jogos Olímpicos em 1996, em Atlanta (EUA), apenas um atleta tem duas medalhas de ouro: o francês Julian Absalon, em 2004 e 2008.
Schurter corre pela Scott desde sempre e está na equipe de Thomas Frischknecht desde 2003, anteriormente sob o nome de Swisspower MTB Racing. Assim como o restante da equipe, o suíço tinha contrato até o final de 2022, agora renovado até 2024. “Não podemos pedir mais. Trabalhamos com os melhores”, diz Frischknecht.
“Estar diretamente envolvido nos últimos desenvolvimentos de produtos nos dá vantagem. Minha história com a Sram remonta há 30 anos, desde quando ganhei o título da Copa do Mundo com o Grip Shift da Sram. E tanto a Scott quanto a Sram têm apoiado minha equipe desde o início, quando tudo começou em 2002. É ótimo continuar trabalhando com as mesmas pessoas. Nunca mude uma equipe vencedora”.
A ultramaratona Cape Epic, na África do Sul, é o próximo compromisso de Schurter. A corrida com um prólogo e sete etapas começa neste domingo (20 de março). Schurter venceu a prova em 2019, com o parceiro Lars Forster, e repete a dupla em 2022 depois de ficar de fora no ano passado. “Eu queria ter ido, mas não tinha mais nada no meu tanque após a temporada mais longa da minha carreira. Copas do Mundo, Olimpíada, Mundial de Maratona e Mundial de XCO, todos cobraram seu preço”, disse o suíço.
Schurter e Forster estão ansiosos para retornar à África e buscar o bicampeonato. “Com a expansão do circuito da Copa do Mundo, meu foco permanece no XCO, exceto quando se trata da minha maratona favorita”, disse Schurter. “A nova Scott Spark é feita para a Cape Epic. A nossa segunda equipe, com Andri Frischknecht e Juri Ragnoli, é brilhante. Espero que não precisemos contar com eles para qualquer assistência técnica, mas é um enorme aumento de confiança saber que temos dois nomes de classe mundial para trabalhar”, completou.
“Temos um plano para a corrida, mas não vou entregar muito agora”, acrescentou Forster. “Tudo o que direi é que estaremos de olho na classificação geral e o resto será escrito durante a corrida.”
LEIA MAIS
Cape Epic 2022 começa domingo: veja como assistir ao vivo
Ultramaratona Cape Epic no Bikemagazine
VEJA VÍDEO
Bike de Schurter para a ultramaratona Cape Epic






