Skip to main content

Cosnefroy e Kwiatkowski na chegada da Amstel Gold Race 2022

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) venceu neste domingo (10 de abril) a Amstel Gold Race em uma vitória disputada com Benoit Cosnefroy (Ag2r Citroen). A princípio, a vitória foi destinada a Cosnefroy, mas após análise do Photo finish, foi constatado que o polonês havia vencido por uma margem mínima.

“Foi muito difícil”, disse Kwiatkowski depois de ter sido confirmado o vencedor. “Um final difícil, um sprint difícil. Eu estava super confiante de que poderia vencer, mas os últimos 50 metros foram super difíceis, quando Cosnefroy ainda acelerou quando cheguei ao lado dele”, contou.

Kwiatkowski e Cosnefroy se afastaram de um seleto grupo de favoritos logo após a subida do Cauberg. Tiesj Benoot (Jumbo-Visma) ultrapassou esse grupo nos quilômetros finais para terminar em terceiro.

A chegada foi semelhante a do ano passado, quando Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) perdeu para Wout van Aert (Jumbo-Visma) em um Photo Finish que causou polêmica.

“É simplesmente incrível, adoro esta corrida e depois de todos os maus momentos nesta temporada que tive com Covid e anteriormente com gripe e e não poder seguir meu programa de corrida. E agora estou aqui como vencedor da Amstel Gold Race, é uma sensação incrível”, comemorou Kwiatkowski, que já havia vencido a corrida em 2015.

Chegada da prova na Holanda

O polonês impôs um ritmo forte no Keutenberg, a 34km do final, que forçou a seleção chave da prova. Kwiatkowski e Pidcock saíram com Cosnefroy, Benoot, Kasper Asgreen (QuickStep-AlphaVinyl), Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix ), Michael Matthews (BikeExchange-Jayco), Dylan Teuns (Bahrain-Victorious), Marc Hirschi (UAE Team Emirates), Stefan Kung (Groupama-FDJ) e Alexander Kamp (Trek-Segafredo).

Kwiatkowski, em seguida, foi solo logo depois que este grupo atingiu o Cauberg, e Cosnefroy encostou alguns quilômetros depois. A dupla conseguiu resistir ao grupo perseguidor e chegou junta na linha após 249,7 km com o tempo de 6h01min19s. Benoot foi o 3º, a 10 segundos, e Van der Poel o 4º, a 20 segundos.

A prova contou com o brasileiro Vinicius Rangel, que integra a Movistar nesta temporada, que encerrou em 117º, a  13min11s.

TOP 10
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Ineos Grenadiers 6:01:19
2 Benoit Cosnefroy (Fra) AG2R Citroen Team m.t.
3 Tiesj Benoot (Bel) Jumbo-Visma 0:00:10
4 Mathieu van der Poel (Hol) Alpecin-Fenix 0:00:20
5 Alexander Kamp (Din) Trek-Segafredo m.t.
6 Kasper Asgreen (Din) Quick-Step Alpha Vinyl Team m.t.
7 Michael Matthews (Aus) BikeExchange-Jayco m.t.
8 Stefan Küng (Sui) Groupama-FDJ m.t.
9 Marc Hirschi (Sui) UAE Team Emirates m.t.
10 Dylan Teuns (Bel) Bahrain Victorious m.t.

MELHORES MOMENTOS

 

Na prova das mulheres, com 128 km, a vencedora foi a italiana Marta Cavalli (FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope), com uma vitória solo. Marta Cavalli atacou um grupo de sete que se formou no Cauberg e segurou as perseguidoras nos últimos dois quilômetros, chegando à linha com uma vantagem de três segundos. Demi Vollering (SD Worx) foi o mais rápido do grupo e ficou com o 2º lugar. Liane Lippert (Team DSM) ficou em 3º.

MELHORES MOMENTOS