Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A etapa da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike terá início nesta sexta-feira (8) com mais de 300 ciclistas de 32 países na disputa. O evento, no São José Bike Club, localizado no distrito de Itaipava, em Petrópolis/RJ, abre com as provas de short track para as categorias elite feminino e masculino.
Entre sábado e domingo (9 e 10) será vez das provas do cross country olímpico (XCO) para as categorias sub-23 e elite.
Na lista de inscritos estão, além do brasileiro Henrique Avancini, um dos grandes favoritos, os suíços Nino Schurter, campeão mundial, e Mathias Flückiger, o tcheco Ondrej Cink, o francês Jordan Sarrou, o italiano Gerhard Kerschbaumer e o norte-americano Christopher Blevins.
No feminino, as confirmações contam com as dez primeiras do ranking mundial: Evie Richards (GBR), Loana Lecomte (FRA), Rebecca McConnell (AUS), Sina Frei (SUI), Linda Indergand (SUI), Jolanda Neff (SUI), Pauline Prevot (FRA), Mona Mitterwallner (AUT), Anne Terpstra (HOL) e Anne Tauber (HOL).
Organizador local responsável pela competição, Rogério Bernardes, da CIMTB Michelin, comemora o fato de todo o evento estar pronto para receber as competições a partir desta sexta-feira. “Agora é fazer as coisas acontecerem. Tudo que foi planejado, chegou a hora de executar. E eu estou muito confiante de que vai dar tudo certo. Fizemos um esforço muito grande nesse período todo e agora é torcer para que todos gostem muito e que ninguém se machuque, que tudo dê certo”, comentou.
Principal representante do Brasil nos últimos anos, Henrique Avancini, que tem o prazer de competir no quintal da sua casa, também comenta sobre a competição. “Eu me sinto muito animado, muito honrado, muito grato por essa oportunidade, por essa conquista, e espero consagrar esse momento tão especial com uma performance incrível, melhor ainda se essa performance garantir a vitória para nós. O objetivo é bastante ambicioso, mas eu realmente acredito que seja possível entregar um grande resultado, buscar mais uma vitória no short track, mais uma vitória no cross country olímpico. Apesar disso ser considerado dois grandes desafios, é o que estamos sonhando, é pra isso que fiz o trabalho da forma como fiz. Vamos em frente, espero que o fator da arena, de ter toda energia e vibração das pessoas ao meu lado, faça uma grande diferença também”, disse Avancini.
Short track
A prova é realizada em um circuito reduzido e os campeões são conhecidos pelo público após pouco mais de 20 minutos de corrida. Ao todo, 40 ciclistas em cada categoria participam da disputa, que acontece em um ritmo muito forte, por ser realizada com uma curta duração. As duas disputas do XCC na Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, feminina e masculina, das categorias de elite, serão realizadas nesta sexta-feira, às 16h e 16h45, respectivamente.
Cross country olímpico
Já no XCO, os ciclistas percorrem todos os 4,5 km do circuito XCO Henrique Avancini, com 200 metros de altimetria por volta. No sábado, a programação terá as corridas da Junior Series, com largadas masculina e feminina às 9h30 e 9h32, respectivamente. Para a sub-23, haverá a largada dos homens às 14h e a das mulheres às 15h45. Por fim, no domingo (10), as últimas duas provas: elite feminina às 11h20 e a elite masculina às 14h35.
Transmissão das provas
As quatro provas das elites, duas da masculina e as duas da feminina, terão transmissão na Red Bull TV e na SporTV. Na sexta-feira, ambos os canais irão transmitir a competição. Enquanto a Red Bull TV inicia sua transmissão às 15h50, a SporTV transmitirá as duas provas a partir das 16h. No domingo, apenas a Red Bull TV transmitirá ao vivo a competição da elite feminina no XCO, às 11h. Já o XCO masculino terá transmissão de ambos os canais, às 14h15 (Red Bull TV) e 14h30 (SporTV). Na segunda-feira (11), a SporTV 3 transmite a reprise da elite feminina no XCO, às 10h.
RED BULL TV
A Copa do Mundo tem transmissão ao vivo pela Red Bull TV
Narração: Camilla ‘Milla’ Garcia
Comentários: Vivi Favery
COPA DO MUNDO DE MTB 2022
26 e 27 de março – Lourdes, França (DH)
8 a 10 de abril – Petrópolis, Brasil (XCO/XCC)
6 a 8 de maio – Albstadt, Alemanha (XCO/XCC)
13 a 15 de maio – Nove Mesto, República Tcheca (XCO/XCC)
21 e 22 de maio – Fort William, Reino Unido (DH)
10 a 12 de junho – Leogang, Áustria (DH/XCO/XCC)
8 a 10 de julho – Lenzerheide, Suíça (DH/XCO/XCC)
15 a 17 de julho – Vallnord, Andorra (DH/XCO/XCC)
29 a 31 de julho – Snowshoe, EUA (DH/XCO/XCC)
5 a 7 de agosto – Mont-Sainte-Anne, Canadá (DH/XCO/XCC)
2 a 4 de setembro – Val di Sole, Itália (DH/XCO/XCC)
LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine





