Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO
O belga Dylan Teuns (Bahrain Victorious) conquistou nesta quarta-feira (20 de abril) a vitória da clássica La Flèche Wallonne à frente do pentacampeão Alejandro Valverde (Movistar) e de Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe), que terminaram em segundo e terceiro, ambos a 2 segundos.
O campeão mundial Julian Alaphilippe (QuickStep Alpha Vinyl), tricampeão da prova, encerrou em quarto, a 5 segundos. Tadej Pogacar (UAE Emirates), apontado como favorito, terminou em 12º, a 7 segundos, depois de perder tempo com um pneu furado e ficar para trás na subida final.
“Sempre sonhei com uma vitória nas Clássicas e hoje finalmente aconteceu”, disse Teuns. “Nunca fui tão forte nas Clássicas de Primavera como este ano e estou super feliz com esta vitória.”
La Flèche Wallonne é quase sempre decidida nos últimos 300 metros e assim foi neste ano, com Enric Mas da Movistar tentando lançar Valverde na parte mais íngreme da subida. Vlasov acelerou por dentro, mas foi Teuns quem passou e aumentou o ritmo, seguido de perto por Valverde.
O veterano espanhol fez uma forte aceleração na tentativa de chegar à frente de Teuns, mas teve que ceder ao seu rival mais jovem nos últimos 50 metros. “Talvez nem sempre seja o melhor que vence, mas no Mur, definitivamente uma subida onde você precisa das pernas, hoje eu tinha pernas fortes. Talvez eu fosse o mais forte hoje”, disse Teuns, que foi terceiro no Mur de Huy em 2017.
“Eu conhecia um pouco o lugar onde Valverde sempre faz a primeira aceleração”, disse Teuns. “Quando fiquei em terceiro, eu estava lá na roda, e quando ele fez o segundo ataque eu não consegui mais acompanhar. Hoje, eu fiz o segundo ataque e senti Valverde chegando, mas ainda tinha um pouco de sobra nas pernas para mantê-lo atrás de mim.”
Valverde, que completa 42 anos daqui cinco dias, disse que gostaria de ter sido um pouco mais forte. “Não tive as sensações como nos anos passados, quando pensava que poderia sofrer um pouco mais, mas hoje, de jeito nenhum, estava no meu limite absoluto. A corrida toda foi muito rápida. Acho que fizemos o mais rápido Mur de Huy de todos.”
A edição de 2022 da La Flèche Wallonne foi uma das edições mais rápidas da corrida, com 42,97 km/h de média.
TOP 10
1 Dylan Teuns (Bel) Bahrain Victorious 4:42:12
2 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team 0:00:02
3 Aleksandr Vlasov (Rus) Bora-Hansgrohe m.t.
4 Julian Alaphilippe (Fra) Quick-Step Alpha Vinyl Team 0:00:05
5 Daniel Martinez Poveda (Col) Ineos Grenadiers 0:00:07
6 Michael Woods (Can) Israel-Premier Tech m.t.
7 Ruben Guerreiro (Por) EF Education-EasyPost m.t.
8 Rudy Molard (Fra) Groupama-FDJ m.t.
9 Warren Barguil (Fra) Arkea-Samsic m.t.
10 Alexis Vuillermoz (Fra) TotalEnergies m.t.
Na disputa da La Flèche Wallonne Féminine, a vitória foi da italiana Marta Cavalli (FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope), que ultrapassou Annemiek van Vleuten (Movistar Team) após uma emocionante escalada no Mur de Huy.
Na penúltima subida (Côte de Cherave) vários ataques fragmentaram o pelotão. Apenas 16 ciclistas entraram juntas na subida final do Mur de Huy. Van Vleuten acelerou a 350 metros da chegada em uma das partes mais íngremes da subida e Cavalli foi a única que conseguiu responder. A italiana esperou pacientemente e começou seu sprint nos 100 metros finais, ultrapassando a holandesa com 75 metros para o final.
Demi Vollering e Ashleigh Moolman-Pasio (ambas Team SD Worx) terminaram em terceiro e quarto, com Margarita Victoria García (UAE Team ADQ) em quinto lugar.
“Depois da Amstel e Roubaix, não acredito que tive essas pernas hoje”, disse Cavalli. “Não é fácil vencer Annemiek, todo mundo sabe como ela é forte. Poder atacá-la nos últimos 100 metros e vencer é uma grande emoção. Trabalhamos muito e é uma vitória merecida”.
TOP 10
1 Marta Cavalli (Ita) FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope 3:38:37
2 Annemiek van Vleuten (Hol) Movistar Team Women
3 Demi Vollering (Hol) SD Worx 0:00:10
4 Ashleigh Moolman-Pasio (RSA) SD Worx 0:00:17
5 Mavi Garcia (Esp) UAE Team ADQ 0:00:21
6 Elisa Longo Borghini (Ita) Trek-Segafredo Women 0:00:30
7 Liane Lippert (Ale) Team DSM Women 0:00:33
8 Krista Doebel-Hickok (EUA) EF Education-TIBCO-SVB 0:00:37
9 Yara Kastelijn (Hol) Plantur-Pura 0:00:40
10 Ane Santesteban Gonzalez (Esp) BikeExchange-Jayco Women
VEJA VÍDEOS








