Skip to main content

Foto de divulgação Rouvy

Do Bikemagazine
Foto de divulgação Rouvy

O ciclismo virtual ganha cada vez mais adeptos e a oitava edição do L’Étape Brasil estreia neste domingo (25 de setembro) a primeira edição virtual da prova. Os aficionados terão uma experiência única de participar simultaneamente, de qualquer lugar do mundo, do evento presencial.

Além da prova principal, os ciclistas já participaram virtualmente de dois treinamentos do Virtual L’Étape Brasil, uma no dia 13 de setembro, com o Treino Rei e Rainha da Montanha. E, no dia 20, tiveram a Escalada Pico do Itapeva como o último treinamento antes da prova virtual oficial.

O trajeto da prova será por locais marcantes da região de Campos do Jordão, como a própria Serra da Mantiqueira e a cidade vizinha, Santo Antônio do Pinhal, que também tem se tornado um ponto de encontro para praticantes da modalidade.

“Sou atleta amador e entusiasta da ideia de melhorar as experiências virtuais e as aproximar do mundo real. Moro em Salvador (BA) há 17 anos, que é de onde vou participar da prova. Já fui muito a Campos do Jordão, será um uma experiência nostálgica pedalar novamente na região. Compito há 2 anos no circuito do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Virtual, na categoria amadora competitiva. Achei a iniciativa inovadora, e com um excelente potencial de incrementar as experiências de realidade virtual”, celebra o ciclista Eduardo Sorensen, confirmado na prova virtual.

“Eu já subi a Estrada Velha de Campos seis vezes e a experiência virtual no Rouvy foi espetacular. As imagens, o realismo e o sincronismo com o GPS foram perfeitas. Eu conseguia antecipar as curvas e as inclinações de uma forma bem realista. Senti como se estivesse lá. Foi visualmente maravilhoso e esportivamente muito adequado”, conta o ciclista Fidèle do L’Étape Brasil, José Cotrim, que vai participar da prova presencial, mas participou dos treinamentos virtuais.

A expectativa da organização é que mais de 500 ciclistas participem da primeira edição virtual da prova, com transmissão no Youtube para mais de dez mil pessoas.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a plataforma Rouvy (especializada em experiências virtuais altamente realistas) e o Ciclismo Virtual Brasileiro (CVB), que busca fortalecer a modalidade virtual como esporte competitivo. Além disso, grandes marcas se aliam ao projeto. Para a primeira edição, o Santander terá o naming rights, enquanto a Mitsubishi Motors será uma das patrocinadoras.

“É algo ímpar esta parceria do CVB com o L’Étape, me enche de alegria, inclusive a disponibilidade de participar de onde eu me encontrar. Sou da cidade de Pitangui (MG), e na data da prova estarei em Poços de Caldas, também em Minas, onde nada me impedirá de estar presente!”, afirma Clodoaldo Brites, ciclista campeão do CVB 2021, na categoria 50-55 anos e que participará da primeira edição da prova.

Site oficial www.letapebrasil.com.br