Skip to main content

Mundial de Gravel terá primeira edição neste final de semana na Itália

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O primeiro Campeonato Mundial de Gravel será disputado neste final de semana na região do Vêneto, na Itália. A estreia da disciplina, que qualificou pelo UCI Gravel World Series, vai contar com nomes como Peter Sagan, Nicolas Roche, Alex Howes e Mathieu van der Poel.

No feminino, Pauline Ferrand Prevot está confirmada. Depois de vencer três títulos mundiais em 2022, de short track, cross country olímpico e marathon, a francesa está em busca de um feito inédito.

As corridas para as diferentes categorias começarão em Vicenza e passarão por Pádua antes de chegar ao município de Citadella.

Os percursos contam com trechos típicos de cascalho branco italiano, semelhante ao da Strade Bianche, e paralelepípedos. Nos primeiros 20 quilômetros há duas subidas de 3 km, uma em cascalho e outra em asfalto, com rampas em torno de 10%.

As mulheres (Elite Feminina e todas as categorias de idade) e os homens nas categorias acima de 50 anos competirão no sábado, num percurso de 140 km com 700 m de subida acumulada.

A Elite Masculina vai competir no domingo em um percurso com 194 km e 800 m de subida: o mesmo percurso de sábado mais duas voltas de 25km. Homens na faixa etária de 19 a 49 anos também vão correr no domingo, completando uma volta extra para uma distância total de 165 km.

Para o presidente da UCI, David Lappartient, o Mundial é um passo decisivo para a modalidade. “A disciplina gravel está crescendo e faz parte do desenvolvimento sem precedentes que o ciclismo vem experimentando há vários anos, particularmente suas variantes off-road. Este desenvolvimento também mostra o desejo das pessoas pela natureza e sua crescente consciência da questão do desenvolvimento sustentável. Também mostra o dinamismo do nosso cada vez mais popular esporte”, afirmou.

Van der Poel no Tour de Flanders em abril

“Vamos escrever um pouco de história no domingo”, disse Mathieu Van der Poel. “Para mim, será minha primeira corrida de gravel. Treinei na bike gravel pela primeira vez hoje e parece algo entre a de estrada e de ciclocross. A adaptação não foi muito ruim”, contou Van der Poel, que é tetracampeão mundial de ciclocross.

O Mundial na Itália será a primeira disputa do holandês depois de sua detenção no Mundial de Estrada em Wollongong, na Austrália, onde ele foi preso após uma briga com duas adolescentes que estavam batendo na porta do seu quarto de hotel na véspera da corrida. Van der Poel mais tarde se declarou culpado de duas acusações de agressão comum e foi multado em US $ 1.500 antes de deixar a Austrália.

LEIA MAIS
Site oficial do evento

VEJA VIDEO