Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O colombiano Fernando Gaviria conquistou nesta quarta-feira (25 de janeiro) sua primeira vitória com a camisa da equipe Movistar. Gaviria faturou a 4ª etapa da Volta de San Juan, com 196km, e atingiu sua 50ª vitória profissional. O colombiano é agora o líder da classificação geral.
Peter Sagan (TotalEnergies) e Filippo Ganna (Ineos-Grenadiers) ficaram em 2º e 3º e subiram para as mesmas colocações na classificação geral. Sagan está a 10 segundos e Ganna a 14 segundos.
Ganna foi o primeiro a lançar seu sprint a 400 metros da meta, tentando pegar os velocistas desprevenidos, mas Gaviria não se arriscou depois que a Movistar impôs o ritmo na frente do pelotão durante a maior parte da etapa em mais um dia de um forte trabalho do campeão brasileiro Vinicius Rangel, que puxou o pelotão e terminou em 19º, com o mesmo tempo de Gaviria.
“Uma felicidade enorme. Hoje os rapazes, os cinco, foram os melhores. Procuramos, merecemos, conseguimos”, comemorou Gaviria.
Em mais um dia quente, com temperaturas novamente se aproximando de 40°C, o pelotão largou novamente do autódromo de Villicum. A etapa começou com uma comemoração, com o campeão mundial Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) festejando seu 23º aniversário.
A primeira metade da etapa foi essencialmente uma longa jornada até a Gruta Virgen de Andacollo, cerca de 2.200 metros acima do nível do mar. A subida da categoria 1 em si foi relativamente suave, mas uma subida desse comprimento e altitude neste ponto inicial da temporada sempre é um risco para os velocistas e não foi diferente, com o então líder da geral Sam Bennett (Bora-Hansgrohe) e Fabio Jakobsen (Soudal -QuickStep), que ficaram para trás.
Enquanto os velocistas lutavam para manter o ritmo, a presença de Egan Bernal (Ineos Grenadiers) na fuga do dia foi motivo de comemoração. Um dia depois de marcar o aniversário de um ano de seu acidente, Bernal mostrou que está em forma. O colombiano fazia parte de um grupo de 14 que escapou no longo percurso pela Sierra de Talacasta e, a certa altura, os escapados construíram uma vantagem de cinco minutos sobre o pelotão.
Mas, com Bennett e Jakobsen distantes, a Movistar e a TotalEnergies uniram forças na frente em nome de Gaviria e Sagan e esse movimento condenou Bernal e os escapados, que foram alcançados a 50 km da chegada.
Nesta quinta-feira a Volta terá seu dia de descanso. Na sexta-feira o pelotão retorna para encarar a etapa rainha, com a subida Alto del Colorado.
MELHORES MOMENTOS
AS ETAPAS
22/01 – Etapa 1: San Juan – San Juan (143,9 km)
23/01 – Etapa 2: Valle Fértil – Jáchal (201,1 km)
24/01 – Etapa 3: Autódromo de Villicum – Autódromo de Villicum (170,9 km)
25/01 – Etapa 4: Autódromo de Villicum – Barreal (196,5 km)
26/01 – Descanso
27/01 – Etapa 5: Chimbas – Alto del Colorado (173,7 km)
28/01 – Etapa 6: Velódromo Vicente Chancay – Velódromo Vicente Chancay (144,9 km)
29/01 – Etapa 7: San Juan – San Juan (112 km)
LEIA MAIS
Volta de San Juan no Bikemagazine






