Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Dois dias depois de dominar em sua estreia na temporada na Clásica Jaén Paraíso Interior (reveja aqui), o esloveno Tadej Pogacar (EAU Team Emirates) mostrou mais uma vez sua força ao faturar a etapa de abertura da Volta da Andalucia – Ruta del Sol, nesta quarta-feira (15 de fevereiro).
Pogacar, que inovou nesta temporada ao começar as competições de 2023 na Espanha (reveja aqui), chegou como favorito na corrida de cinco etapas. Confirmou o favoritismo com um ataque a 12,5 km da chegada em uma subida íngreme e mais uma vitória solo.
A etapa teve 179 km e passagem pelo Parque Natural Sierras de Cazorla, Segura y Las Villas, a nordeste de Granada. Ao longo do caminho, cinco subidas categorizadas antes da chegada em Santiago de la Espada.
Os espanhóis Mikel Landa (Bahrain Victorious) e Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) ficaram em 2º e 3º, a 38 segundos. O colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) foi o 4º, com o mesmo tempo.
“Hoje, mais uma vez, o trabalho em equipe foi ótimo, fizemos um bom trabalho e os rapazes me levaram à última subida em um ritmo muito, muito alto, do qual gostei muito”, disse. “A subida foi íngreme, vi o momento de atacar e aproveitei o caminho até a chegada. Estou um pouco surpreso com a minha forma – sabia que estava bem, mas não podia esperar já ter vencido duas corridas”, completou Pogacar, que é o primeiro a vestir a camisa de líder e lidera também a classificação por pontos.
A próxima etapa da Volta da Andalucia será de 156,1 km de percurso, entre Diezma e Alcalá, com uma subida de categoria 2 a 20 km da chegada.
ETAPA 1
1. Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) 5:04:08
2. Mikel Landa (Bahrain-Victorious) +38″
3. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) M.t.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1. Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) 5:04:08
2. Mikel Landa (Bahrain-Victorious) +38
3. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) m.t.
Resultados completos no site oficial do evento




