
Ouro e bronze para o Canadá no Pan-Americano, com Argentina com a prata Foto: Anderson Bonilla
/Divulgação
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O canadense Pier-André Coté garantiu a vaga olímpica para os Jogos de Paris 2024 ao conquistar a vitória na prova de estrada da categoria elite do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo, disputada no Panamá, neste domingo (23 de abril).
Foram 204,8km percorridos em 4h47min53s, com 16 voltas em um circuito de 12,8km marcado por longas subidas e descidas. Além do percurso duro, o forte calor de 35 graus desafiou os competidores. Dos 108 que largaram, apenas 75 concluíram a prova.
Coté, de 25 anos, levou a melhor na disputa do sprint final depois de atacar na última passagem pelo ponto de abastecimento e iniciar uma fuga com outros oito ciclistas, entre eles o brasileiro Nicolas Sessler, que terminou na sexta colocação, a 5 segundos.
Na chegada, o argentino Nicolas Tivani ficou encaixotado e terminou com a medalha de prata. O bronze ficou com o também canadense Charles-Etienne Chretien, companheiro de equipe de Coté na Human Powered Health.
BRASIL NO TOP 10
O Brasil emplacou dois ciclistas no top 10. Além de Sessler na sexta colocação, Cristian Egídio concluiu na nona colocação, a 32s.
O time brasileiro teve também as boas participações de André Gohr, Vinícius Rangel, Cristian Egídio e Caio Godoy, que andou escapado mais da metade da corrida juntamente com outros dois ciclistas.
TOP 10
1 – Pier-André Coté (CAN) 04:47:53
2 – Nicolas Tivani (ARG) – mt
3 – Charles-Etienne Chretien – mt
4 – Eric Fagundez (URU) – mt
5 – Byron Guama (ECU) – mt
6 – Nicolas Sessler (BRA) – a 5s
7 – Daniel Bonilla (PAN) – a 10s
8 – Dorian Monteroso (GUA) – a 14s
9 – Cristian Egídio (BRA) – a 32s
10 – Julio Padilla (GUA) – mt
12 – André Gohr (BRA) – mt
13 – Vinicius Rangel (BRA) – 36s
63 – Caio Godoy (BRA) – a 1min41s
DNF – Magno Nazaret (BRA)
No sábado, na prova resistência das categorias Elite feminino (102km) e Sub23 masculino (153km), a seleção brasileira também se destacou. Na prova feminina, o Brasil contou com duas atletas brigando por medalhas no grupo principal. Ana Vitória (Tota) Magalhães terminou na 5ª colocação e Talita da Luz ficou com a 9ª posição.
A medalha de ouro ficou com a americana Skyler Schneider, enquanto a prata foi para a canadense Alison Jackson, e o bronze para a chilena Catalina Soto. Entre as demais brasileiras, Aline Mariga terminou na 37ª colocação, Taise Benato ficou na 43ª posição e Tamires Radatz completou na 58ª colocação. Ana Paula Polegath acabou não completando a prova.
Na disputa da Sub 23, o brasileiro Vitor dos Santos venceu o sprint do grupo perseguidor, que chegou a 39 segundos, e conquistou a 5ª colocação. Pedro Freitas completou na 16ª colocação e Pedro Figueiredo na 17ª posição. Os três primeiros colocados chegaram escapados. Vicente Rojas, do Chile, levou o ouro, seguido de perto pelos colombianos Juan Pablo e William Colorado, segundo e terceiro, respectivamente.
LEIA MAIS
Pan-Americano no Bikemagazine





