Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A UCI anunciou a abertura de uma unidade satélite do UCI WCC (World Cycling Center) de Desenvolvimento Continental em San Juan, na Argentina, que inaugurou o velódromo coberto Vicente Chancay no dia 14 de junho (veja reportagem) e recebeu o selo de aprovação da UCI na abertura do Campeonato Pan-Americano de Pista.
A iniciativa da UCI é parte da reforma e introdução do conceito de “Satélites” que foi aprovado pela entidade em 2022.
Além de San Juan, a UCI mantém uma rede de satélites no Japão (Shuzenji), Coreia do Sul (Yeongju), África do Sul (Paarl), Índia (Nova Deli), Portugal (Anadia), Trinidad e Tobago (Couva) e Canadá (Bromont).
Por meio de programas regionais e atividades educacionais, as unidades satélites são parceiros essenciais para a missão da UCI WCC de desenvolver atletas e treinar pessoas para carreiras no ciclismo, como mecânicos e treinadores.
“Os satélites continentais de desenvolvimento da UCI WCC são o centro da política de desenvolvimento do ciclismo ao redor do mundo. A abertura do novo satélite na Argentina vai nos permitir fortalecer ainda mais nossas ações nesta direção”, disse Jacques Landry, diretor da UCI WCC.
Na inauguração do velódromo, o lado do vice-presidente Enrico Della Casa, completou: “San Juan tem uma cultura enraizada do ciclismo: a cidade e a região são muito conhecidas graças à Volta de San Juan, magnífica prova por etapas no calendário UCI ProSeries. Com este novo velódromo, San Juan recebe agora o Pan-Americano de Pista e vai receber o Mundial em 2025. Este entusiasmo é prova da relevância de uma unidade satélite UCI WCC Continental de Desenvolvimento nesta bela região”.
Gabriel Curuchet, presidente da União Ciclística da República Argentina (UCRA), acrescentou: “Este é o resultado de uma colaboração extraordinária da UCRA, Copaci, UCI e o Governo da província de San Juan. Juntos demos um passo importante no desenvolvimento e na promoção do ciclismo em nossa região. Estamos convictos de que esta infraestrutura será solo fértil para o talento e a coluna principal do sucesso para os atletas sul-americanos”.





