Do Bikemagazine
Fotos do arquivo pessoal do atleta
O paulistano Raphael Mancini Serpa foi o melhor dos 104 brasileiros que disputaram a 31ª edição da L’Étape du Tour de France. A corrida teve um total de 151km, com 4.100 metros de altimetria acumulada, com largada em Annemasse e chegada em Morzine. Serpa, de 37 anos, completou a prova em 5h09min10s (27,2km/) e terminou na 63ª colocação, a 37min05s do vencedor. O resultado garantiu a Serpa o melhor tempo entre todos os latino-americanos.
“Como primeira experiência em L’Étape nos Alpes, fiquei muito satisfeito com minha preparação. Eu já estava treinando, mas nos últimos dois meses (maio e junho) foquei bastante em montanha, com treinos em Campos do Jordão e Cunha”, diz o ciclista que tem tem o apoio da Infinite Bikes, Safetti, Z2 Foods, Madrugão Suplementos e Cannondale.
O campeão geral foi o francês Artus Jaladeau, de 23 anos, que cruzou a meta com o tempo de 4h31min28s. Entre as mulheres, a vitória foi da checa Martina Sáblíková com o tempo de 5h19min39s.
“Sei que os 30 primeiros eram todos europeus e ex-profissionais. Quero voltar ano que vem, pois já tenho a inscrição garantida”, contou Serpa, que venceu a última edição do L’Étape Rio de Janeiro, disputado no dia 25 de junho.
Resultados completos do L’Étape du Tour de France 2023
Saiba mais sobre o L’Étape du Tour de France em nossa reportagem
Carreira e conquistas
Formado em educação física e atualmente personal biker, Serpa está no ciclismo desde o ano 2000 e como profissional defendeu as equipes de São Caetano, Pindamonhagaba e Americana, esquadra que defendeu até 2015.
Nos tempos da Sub-23 passou uma temporada na Toscana, na Itália, pela equipe GS Mastromarco e foi companheiro de quarto do australiano Richie Porte e do italiano Damiano Caruso. Pela seleção brasileira, Serpa disputou o Campeonato Mundial de 2007, vencido por Paolo Bettini.
Em seu palmarés, Serpa tem conquistas importantes como vitória de etapa do Giro do Interior e do Torneio de Verão, duas vezes vice-campeão da 9 de Julho, duas vezes vice-campeão da Copa América, campeão de montanha terceiro na geral do L’Étape Rio de Janeiro de 2022, além de outros importantes resultados em campeonatos brasileiros.
Para a disputa na França, Raphael Serpa pedalou uma Cannondale SuperSix com grupo Shimano Dura-Ace, com coroas 39×53 e cassete 11×30, rodas de carbono de perfil 45mm e freios a disco.
A prova
O percurso tinha cinco grandes montanhas para escalar, afinal, o L’Étape du Tour de France sempre é realizado no mesmo percurso de uma dura (e linda) etapa do Tour de France. Este ano o percurso escolhido pela organização foi o da 14ª do Tour de France, que teve como vencedor o espanhol Carlos Rodriguez (Ineos-Grenadiers), que cumpriu a distância em 3h58min45s, com chegada em Morzine. Diferente do Tour de France, a chegada do L’Étape du Tour de France foi no alto e a descida de 12km até Morzine foi neutralizada por motivos de segurança.
“Eu assisti ao vivo pela TV e só assim pude ver com detalhes como é lindo o lugar. Durante a corrida não dá para admirar a paisagem. Teve uma descida que cheguei a 100km/h”, conta. “Estava muito quente, fazia quase 40 graus, e como não conhecia o percurso e não tinha um apoiador para me dar abastecimento eu senti um pouco a falta de água e gel em alguns momentos”, lembra Serpa.
Além da grande distância e das cinco escaladas, Serpa teve um problema mecânico no câmbio dianteiro na segunda subida que o fez perder o primeiro pelotão. “Eu poderia ter parado no suporte neutro, mas resolvi tocar adiante só com a coroa pequena. E foi a melhor decisão, pois não teria dado para arrumar. A coroa menor fez falta. Se não fosse este incidente eu teria concluído em menos de 5 horas, talvez 4h50min. Devo ter perdido uns 15 minutos”, lembra Serpa, que na passagem pela montanha de categoria 3, no KM 20, era o 14º colocado geral.
“Sempre sonhei em ganhar a 9 de Julho. Ano passado fui quarto colocado na elite”, conta o ciclista que revela: “Está no meu radar a disputa do campeonato brasileiro de estrada na elite do ano que vem”.
RAPHAEL SERPA NAS REDES
https://www.strava.com/athletes/62715390






