Fotos de Rivo Biehl
A ultramaratona Riders Stage Race começou nesta sexta-feira com recorde de participantes. A prova com três etapas está sendo disputada até domingo em Camboriú (SC) e contou com cerca de 400 inscritos. A largada da etapa de abertura foi no Hotel Fazenda Caetés, na zora rural do município catarinense.
A competição reuniu ciclistas vindos de vários estados brasileiros que, neste final de semana, vão encarar um total de 130km com mais de 2.500 metros de altimetria acumulada.
A Riders Stage Race é a maior ultramaratona de mountain bike por etapas do Sul do Brasil e oferece toda a infraestrutura para o ciclista aproveitar o melhor do mountain bike. Na arena de largada, além de bikes, o biker e familiares encontraram uma estrutura voltada à diversão, com muita música, chuveiros, food trucks e Beertruck Kiezen, além de toda a facilidade para a pós prova do biker que inclui o lava bike, guarda bike, suporte Shimano e toda a área verde do hotel, com amplo estacionamento.
Sob chuva leve, as categorias elite masculino e feminino foram as primeiras a largar e deram duas voltas no percurso praticamente todo em trilha nas proximidades do hotel. As demais categorias largaram depois da chegada das elites e completaram apenas uma volta no percurso por motivo de segurança.
Entre as mulheres, a vitória foi de Ana Panini, de Blumenau, que marcou o tempo de 10min49s. Entre os homens da categoria elite, o mais rápido foi o jovem catarinense Axel Kruger de 18 anos, de Blumenau, que fechou o cronômetro em 15min37s.
“Nosso evento cresceu ainda mais e superamos nosso próprio recorde de inscritos. Percebemos que muitos ciclistas que no ano passado correram somente o Race Day, este ano compareceram para disputar a Stage Race. Isto mostra que estamos no caminho certo e oferecemos a oportunidade para todos experimentarem o desafio de correr uma verdadeira stage race”, afirmou Juliano Salvadori, organizador do evento.
Neste sábado (26 de agosto) os competidores disputam a segunda etapa da stage race, com um total de 65km e 1.350 metros de altimetria acumulada. A Riders Stage Race termina no domingo, com a terceira e última etapa. Serão 50km com 1.200 de altimetria.
Também no domingo é a vez do Desafio Riders Race Day, maratona que vai percorrer o mesmo trajeto da última etapa da stage race e é aberta também a e-bikes e gravel bikes. As inscrições para o Desafio Riders Race Day pode ser feito até o sábado (26 de agosto) no site www.ridersstagerace.com.br
Os resultados completos no site:
https://protiming.com.br/resultados/g-live.html?f=eventos/2023/RIDERS-2023/RIDERS-2023.clax
PROGRAMAÇÃO
26/08 – Sábado (Stage 2)
7h30 – Abertura da Arena e Guarda-Bike
7h30 – 9h – Suporte Mecânico Shimano
9h – Largada Stage 2 – 65km +1.300m
10h – Abertura Beer Truck Kiezen e Food Trucks
10h – 19h – Expo Riders Stage Race
12h – 13h50 – Show Black Hat
12h – 15h – Previsão de Chegada
14h – 17h – Entrega de Kits Desafio Race Day
13h – 18h – Lava Bike Riders e Suporte Mecânico Shimano
15h – MTB Kids – Inscrição Gratuita na hora – todas as idades
15h – 16h – Show Nego Joe
17h – Premiação
17h – 19h – Show Nacional Chimarruts
21h – Encerramento do Stage 2
27/08- domingo (Stage 3 e Desafio Riders Race Day)
7h30 – Abertura da Arena e Guarda Bike
7h30 – 9h – Suporte Mecânico Shimano
9h – Largada Stage 3 e Race Day (Largada Única)
9h – 11h – Show Locomotiva Lunar
10h – 16h – Expo Riders Stage Race
10h – Abertura Beer Truck e Food Trucks
12h – 13h30 – Show Nacional Dazaranha
12h – 15h – Previsão de Chegada
14h – Premiação Stage Race e Race Day
14h – Show Black Hat
17h – Encerramento
Mais informações no site www.riderstagerace.com.br





