Marcos Adami/Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O paranaense Alex Malacarne (Trinity Racing) conquistou a melhor colocação em uma Copa do Mundo neste sábado (20 de abril) na prova de cross country da categoria sub-23 em Araxá. Malacarne, de 22 anos, fez uma corrida consistente, assumiu a terceira colocação antes da metade da prova e manteve até o final. Malacarne terminou a apenas 19 segundos do vencedor.
“É inacreditável sentir tudo isso. Foi a primeira vez com duas etapas da Copa do Mundo em dois finais de semana seguidos com uma atmosfera espetacular. Deixo minha gratidão a todo o povo brasileiro. A temporada está só começando”, comemorou o atleta, que reside na cidade de Medianeira (PR).
Vale lembrar que Malacarne foi o vencedor do reality “O Próximo Pro”, em 2018, cujo prêmio era um lugar na equipe Specialized Racing BR. Foi sua primeira vez em uma equipe com estrutura profissional e, a partir daí, sua trajetória foi evoluindo rapidamente. Leia mais sobre Malacarne no Bikemagazine
A vitória foi do norte-americano Riley Amos (Trek-Pirelli), que conquistou sua quarta vitória consecutiva e repetiu o resultado de Mairiporã )SP). Amos completou as sete voltas no percurso de 3,6km em 1h01min51s. O suíço Finn Treudler (Cube) foi o segundo, a 7 segundos, em seu segundo pódio em uma Copa do Mundo.
Na largada, Amos assumiu a frente, mas, assim como na semana passada, encontrou resistência de Finn Treudler (Cube Factory Racing) e Luca Martin (Orbea Factory Team), e os três se juntaram a Bjorn Riley (Trek Future Racing) para formar um quarteto de líderes que abriram uma vantagem significativa.
Treudler atacou e rodou solo durante grande parte da primeira volta, mas a dupla norte-americana alcançou o escapado na segunda volta para formar um trio, com um grupo de quatro pilotos a cerca de 12 segundos de distância rumo à terceira volta.
Amos e Treudler seguiram fortes na quarta volta e deixaram Riley para trás, que se juntou ao brasileiro Alex Malacarne para formar uma dupla de perseguição.
Amos assumiu a liderança na penúltima volta e abriu vantagem de nove segundos na última volta, rodando com confiança para conquistar a vitória.
“Foi difícil. Eu vi minha oportunidade e fui em frente e tive a sorte de dar certo. Mas Finn foi incrível, Alex fez uma corrida incrível, então tive sorte. Eu estava tentando acelerar nas descidas, estourando os pedais por pouco, pendurado na bicicleta, prendendo meu câmbio em algumas pedras, estive no limite durante toda a corrida. Estou muito feliz que deu certo e cheguei à linha. Obrigada por nos trazer ao Brasil, adorei”, comemorou o vencedor.

Malacarne esteve sempre os líderes e garantiu seu melhor resultado em etapas da Copa do Mundo na terceira colocação
A prova reuniu um total de 63 atletas de 23 países e o Brasil contou com 11 inscritos. A volta mais rápida no percurso foi do canadense Cole Punchard com o tempo de 8min44s a 24.85km/h de velocidade média.
RESULTADOS COMPLETOS:
Results powered by FirstCycling.com
RESULTADOS-COMPLETOS-XCO-SUB-23-MASCULINO
Confira nossa cobertura no Instagram do Bikemagazine
Programação
A etapa em Araxá termina neste domingo com o XCO, com transmissão ao vivo da Elite no Youtube do TNT Sports. As mulheres largam às 13h15 e os homens às 15h30.
Domingo, 21 de abril
10h30 – Copa do Mundo UCI Cross Country Olímpico | Feminino Sub-23
13h15 – Copa do Mundo UCI Cross Country Olímpico | Elite feminina
15h30 – Copa do Mundo UCI Cross Country Olímpico | Elite masculina
LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Brasil






