
Evenepoel completou os 34,4km em 41min49s a 49,03 km/h de velocidade média – Foto de Billy Ceusters/ASO
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação ASO
O campeão mundial Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) assumiu a liderança da Critérium du Dauphiné depois de outra impressionante exibição na quarta etapa da prova de contrarrelógio individual disputada nesta quarta-feira (5 de junho) no percurso de 34,4km entre St Germain-Laval e Neulise.
Apesar de estar se recuperando de uma lesão no ombro, o belga dosou perfeitamente seu esforço para vencer o campeão europeu Joshua Tarling (Ineos Grenadiers), que ficou no “hot seat” por duas horas antes de ser derrotado por Evenepoel por 17 segundos.
O campeão olímpico Primoz Roglic (Bora-Hansgrohe) ficou em terceiro, a 39 segundos de distância. O líder da Soudal-Quick Step agora lidera a classificação geral com uma vantagem de 33 segundos sobre Roglic, enquanto o americano Matteo Jorgenson está em terceiro, a 1min04s atrás.
Tarling no hot seat
Jensen Plowright (Alpecin-Deceuninck) foi o primeiro ciclista a entrar em ação, mas todos os olhos estavam no homem que largou três minutos depois dele, o campeão europeu Joshua Tarling (Ineos Grenadiers). O britânico estabeleceu um tempo muito alto, ultrapassando rapidamente os três ciclistas que largaram na frente dele para definir os melhores tempos de 10min44s e 30min03s após 10km e 25km, antes de cruzar a linha de chegada com o tempo de 42min06s, a uma velocidade média de 49,03 km/h. A verdadeira corrida contra o relógio começou então para Tarling – esperando por quase duas horas e meia para que o restante do pelotão completasse o percurso.

O britânico Joshua Tarling (Ineos-Grenadiers) dominou o hot seat por mais de 2 horas e terminou em 2° – Foto Billy Ceusters/ASO
Evenepoel muito forte
O italiano Matteo Sobrero (Bora-Hansgrohe) foi o primeiro a terminar a menos de dois minutos do britânico – até que Remco Evenepoel, o homem que o havia derrotado para o terceiro lugar nos últimos campeonatos mundiais, começou e registrou um tempo ligeiramente mais rápido na marca dos 10km (dois segundos mais rápido). Enquanto se recuperava de uma lesão no ombro, o belga parecia estar em boa forma em sua modalidade favorita e estava apenas um segundo atrás após 24,9 km. Evenepoel foi mais rápido que todos, cruzando a linha de chegada 17 segundos mais rápido que o campeão europeu, a uma velocidade média de 49,4 km/h.
Roglic limita os danos
Primoz Roglic teve um início de crono mais cauteloso, mas terminou bem e o vencedor do Dauphiné de 2022 limitou os danos para terminar no pódio do dia e se manter na disputa antes do final de semana árduo com três chegadas de alta montanha.
A forma física atual do vencedor da Paris-Nice, Jorgenson, permitiu um promissor quarto lugar, 1min07s mais lento que o belga, para se estabelecer em terceiro lugar geral e afirmar-se como o líder da esquadra Visma-Lease a bike por enquanto.
O vencedor da quarta etapa, Derek Gee, o campeão canadense de contrarrelógio nos últimos dois anos, garantiu um excelente sexto lugar na linha de chegada, a 1min24s e agora está fora do pódio geral, a sete segundos de Jorgenson.
A crono foi uma leve decepção para os espanhóis Juan Ayuso (UAE Emirates) e Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers), agora a 1min27s e 1min41s na classificação geral, respectivamentel.
Por outro lado, o campeão espanhol Oier Lazkano conquistou um inesperado quinto lugar na etapa e ocupa a mesma colocação na geral, a 1min21s de Evenepoel
A quinta etapa, a ser disputada nesta quinta-feira, terá 167 km entre as cidades de Amplepuis e Saint Priest e deverá ser a última chance para os sprinters.
Os direitos de transmissão de TV no Brasil são da ESPN e da plataforma Star+.
MELHORES MOMENTOS
RESULTADOS COMPLETOS
Results powered by FirstCycling.com
Os direitos de transmissão de TV no Brasil são da ESPN e da plataforma Star+.
ETAPAS
Etapa 1: St-Pourçain-sur-Sioule – St-Pourçain-sur-Sioule, 174,8km
Etapa 2: Gannat – Col de la Loge, 142km
Etapa 3: Celles-sur-Durolle – Les Estables, 181,2km
Etapa 4: St-Germain-Laval – Neulise, 34,4km (clm-ind.)
Etapa 5: Amplepuis – Saint-Priest, 200,2km
Etapa 6: Hauterives – Le Collet d’Allevard, 173,2km
Etapa 7: Albertville – Samoëns 1600, 145,5km
Etapa 8: Thônes – Plateau des Glières, 152,5km
LEIA MAIS
Criterium du Dauphine no Bikemagazine
Site oficial www.criterium-du-dauphine.fr




