Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI
O britânico Tom Pidcock conquistou nesta segunda-feira (29 de julho) sua segunda medalha de ouro olímpica no MTB XCO. Pidcock, 24 anos, campeão mundial e campeão nos Jogos de Tóquio, faturou a disputa em Paris-2024 e derrotou o francês Victor Koretzky depois de perder tempo com a troca da roda dianteira e fazer uma corrida de recuperação até uma chegada emocionante.
Pidcock fechou o cronômetro com o tempo de de 1h26min22s no percurso olímpico de cross-country em Élancourt Hill. Victor Koretzky terminou a 9 segundos e o sul-africano Alan Hatherly foi o terceiro, a 11 segundos.
Do Brasil, Ulan Galisnki encerrou em 21º.
A disputa, com 36 atletas representando 27 nações, teve oito voltas no percurso . Durante metade da corrida, Koretzky prometeu uma dobradinha francesa, após a vitória de domingo de Pauline Ferrand Prévot, mas, apesar do apoio ensurdecedor da torcida, não foi o que aconteceu.
Pidcock teve um furo e recuperou o tempo perdido. “Eu sabia que não seria fácil hoje”, disse Pidcock. “Eu sabia depois do furo que tinha quase cinco voltas, e isso dá 50 minutos, então pensei ‘tudo é possível’. No final foi muito rápido com Victor, eu simplesmente não conseguia me livrar dele. Sinto muito por ele, a torcida para ele foi incrível, mas são os Jogos Olímpicos.”
Enquanto o sul-africano Alan Hatherly (vencedor da mais recente Copa do Mundo UCI deste ano em Les Gets, França) e o norte-americano Riley Amos, de 22 anos, aceleravam o ritmo, alguns favoritos, incluindo Pidcock, o suíço campeão olímpico de 2016 Nino Schurter e o neozelandês Sam Gaze, abriram caminho no grupo.
Quando Victor Koretzky e o suíço Mathias Flückiger assumiram a liderança com um ritmo implacável, o campeão mundial Pidcock e Schurter se juntaram a eles, juntamente com o italiano Luca Braidot, o norte-americano Christopher Blevins e o alemão Luca Schwarzbauer, formando um forte grupo líder.
Meia hora depois, Pidcock assumiu a liderança e aumentou ainda mais o ritmo, dividindo o grupo líder, levando Flückiger e Koretzky com ele, antes que o ciclista suíço fosse arrastado de volta para o grupo perseguidor que incluía o segundo ciclista britânico, Charlie Aldridge.
Na volta 3, Pidcock teve um furo no pneu dianteiro, e Koretzky, de 29 anos – vencedor do evento-teste no percurso de Élancourt em 2023 – assumiu a liderança. Um grupo de perseguição se formou com Flückiger, Aldridge e Gaze, acompanhados por Pidcock, a 38 segundos.
Com diferença de 25 segundos, Pidcock largou os perseguidores e fez a ponte para o sul-africano, que estava 17 segundos atrás do francês. A dupla alcançou o britânico na penúltima volta antes de Pidcock atacar na subida. O trio levou a corrida até a volta final. Enquanto desciam roda com roda, Koretzky perdeu a frente em uma curva de alta velocidade para a esquerda e precisou desclipar. Pidcock fez a ultrapassagem e eles chegaram a se tocar. “Infelizmente, fui um pouco descuidado na descida”, lamentou Koretzky.
Pidcock acelerou e teve tempo de comemorar. “A vantagem estava lá e eu fui rápido. Nesta posição, você não tem dúvida.”
A rivalidade terminou na coletiva de imprensa após a disputa, quando Pidcock elogiou Koretzky e o francês disse que o choque de ombros, sapatilhas e rodas “foi um incidente de corrida”. “Acho que faz parte da disputa. Todos nós queremos o mesmo objetivo e lutamos por ele. Isso é corrida. Depois do furo, ele mostrou a todos que estava em forma hoje. Perdi minha oportunidade, mas acho que lutei pela minha chance até o fim. Posso ficar feliz com isso”, afirmou o francês.
O Brasil teve como único representante na competição o baiano Ulan Galinski, que conclui na 21ª colocação, a 4min33s de Pidcock.
“Dezenas de pessoas estiveram do meu lado em todo esse processo de chegar aos Jogos Olímpicos. É muito bom você dar alegria a todos que colocaram tanta energia nesse objetivo. Hoje realizo um sonho de criança que há quatro anos se tornou um objetivo e agora é algo real. Foi um momento muito especial, que guardarei para sempre na minha vida”, disse Galinski ao site olympics.com.
TOP 10
1 – Thomas Pidcock (Grã-Bretanha) 1h 26′ 22″
2 – Victor Koretzky (França) +9″
3 – Alan Hatherly (África do Sul) +11″
4 – Luca Braidot (Itália) +34″
5 – Mathias Flückiger (Suíça) +1’20”
6 – Sam Gaze (Nova Zelândia) +1’41”
7 – Riley Amos (EUA) +1’46”
8 – Charlie Aldridge (Grã-Bretanha) +2’10”
9 – Nino Schurter (Suíça) +2’22”
10 – David Valero (Espanha) +2’27”
RESULTADOS
Results powered by FirstCycling.com
LEIA MAIS
Paris-2024 no Bikemagazine
Site oficial www.paris2024.org/en






