Skip to main content

Campenaerts completou os 179km da 18ª etapa em 4h10min20s – Foto de Billy Ceusters

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação ASO Billy Ceusters

O belga Victor Campenaerts (Lotto-dstny) conquistou a vitória na 18ª etapa do Tour de France, nesta quinta-feira (18 de julho), depois de levar a melhor no sprint da fuga. Campenaerts superou seus companheiros de escapada Matteo Vercher (TotalEnergies) e Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) na linha de chegada. Foram 179km entre as cidades de Gap e Barcelonnette completados em 4h10min20s.

Esta foi a primeira vitória do belga em uma etapa do Tour de France, que colaborou com o revezamento da fuga com os companheiros de fuga Vercher e Kwiatkowski enquanto escapavam nos últimos 35 quilômetros. Eleito o ciclista mais combativo do Tour de France de  2023, Campenaerts agora pode desfrutar de sua histórica vitória no Tour.

“Ganhar uma etapa no Tour de France é o sonho de qualquer um. Não sou um novato e sonhava com isso há muito tempo. O período após as Clássicas foi muito difícil para mim. Tinha um acordo verbal com a equipe para renovar meu contrato, mas fui ignorado por muito tempo. Estava em um longo período de treinamento em altitude. Minha namorada estava lá e me apoiou todos os dias, mesmo grávida, enquanto eu lutava para cumprir meu programa de treinamento. Duvidei se teria futuro no ciclismo, pois estava prestes a ser pai. Ao chegar ao Tour de France, tínhamos uma equipe super motivada, com uma atmosfera muito boa. Essa vitória é resultado da atmosfera da equipe e vamos comemorar hoje à noite”, disse o vencedor.

Tadej Pogacar lidera na classificação geral e na de montanhas – Foto de Billy Ceusters/ASO

Na classificação geral individual, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) permanece com a camisa amarela, com 3min11s à frente do dinamarquês  Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) e 5min09s  na frente do belga Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step).

Pogacar lidera também a classificação de montanhas (camisa branca com bolas vermelhas) com 77 pontos contra 58 de Jonas Vingegaard. Evenepoel por sua vez é o líder da classificação de juventude (camisa branca), com 8min21s de vantagem para o espanhol Carlos Rodriguez (Ineos-Grenadiers).

Nesta sexta-feira, o pelotão terá uma das etapas mais desafiadoras pela frente. “Não sei se alguém disse qual é a etapa rainha deste Tour de France, mas pode muito bem ser a de amanhã. La Bonette é uma subida grande e agradável. Quanto à Isola 2000, treinei lá antes do Tour e a conheço bem. Devo jogar com a vantagem de jogar em casa neste fim de semana? Na verdade, não. Minha única vantagem são aqueles 3’11” que tenho sobre Jonas. Quanto à minha estratégia, começarei na defensiva para depois ver se consigo partir para o ataque, pois pode ser uma boa etapa para o próprio Jonas”, comentou Pogacar.

Fuga de 37 ciclistas

A etapa começou com 145 ciclistas na linha de largada em Gap, com as equipes atentas à alta probabilidade de tentativas de fuga imediatas. Foi exatamente assim que a etapa começou, com o campeão mundial Mathieu Van der Poel (Alpecin–Deceuninck) entre os mais ativos na frente do pelotão, buscando escapar.

Após ataques e contra-ataques constantes nos quilômetros iniciais, Van der Poel finalmente não estava entre o grande grupo de cerca de 20 ciclistas que se destacaram no KM 26, logo antes da primeira subida para o Col du Festre.

Talentos na fuga

Finalmente, 37 ciclistas conseguiram entrar na fuga, a saber: Bart Lemmen, Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), Chris Juul Jensen, Michael Matthews (Jayco-AlUla), Michal Kwiatkowski, Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Julien Bernard, Toms Skujins (Lidl-Trek), Bruno Armirail, Dorian Godon, Nicolas Prodhomme (Decathlon-Ag2r La Mondiale), Wout Poels (Bahrain Victorious), Jai Hindley, Matteo Sobrero (Red Bull-Bora-Hansgrohe), Valentin Madouas, Quentin Pacher (Groupama-FDJ), Richard Carapaz, Ben Healy, Sean Quinn (EF Education-EasyPost), Victor Campenaerts (Lotto-dstny), Hugo Houle, Krists Neilands (Israel-Premier Tech), Guillaume Martin (Cofidis), Alex Aranburu, Oier Lazkano, Gregor Mühlberger (Movistar Team), Clement Champoussin, Raul Garcia Pierna (Arkea-B&B Hotels), Louis Meintjes, Georg Zimmermann (Intermarche-Wanty), Oscar Onley, Frank Van den Broek (Team dsm-firmenich), Tobias Halland Johannessen (Uno-X), Steff Cras, Mathieu Burgaudeau, Jordan Jegat e Matteo Vercher (TotalEnergies).

Enquanto isso, UAE Team Emirates, Soudal Quick-Step, Alpecin-Deceuninck e Astana Qazaqstan foram as quatro equipes sem representação na fuga, todas as quatro já tendo conquistado pelo menos uma vitória de etapa neste Tour.

Cinco subidas de categoria

Lazkano foi o primeiro a cruzar o topo do Col du Festre (Cat. 3, KM 32,2), bem como a Côte de Corps (Cat. 3, KM 57,5) e o Col de Manse (Cat. 3, KM 97,3), enquanto Onley perdeu contato com a fuga devido a uma série de problemas mecânicos.

Matthews foi o primeiro no sprint intermediário de Saint-Bonnet-en-Champsaur (IS, KM 84,3), onde a fuga desfrutava de uma vantagem de 5min40s sobre um pelotão controlado pela UAE Team Emirates. Houve numerosos ataques na frente da grande fuga na Côte de Saint-Apollinaire (Cat. 3, KM121), que foi vencida por Johannessen, com os líderes da etapa cruzando o topo da subida 10min30s à frente do pelotão.

Campenaerts com os companheiros de fuga Kwiatkowski e Vercher – Foto de Billy Ceusters

Na última subida classificada da etapa, foi Kwiatkowski quem liderou a Côte des Demoiselles Coiffées e após a descida, um trio se formou na frente da corrida, a 35km da linha de chegada, quando Vercher e Campenaerts se juntaram ao ciclista polonês da Ineos-Grenadiers na liderança.

Chegada emocionante

Em um setor final de 25km de falsos planos em subida, Kwiatkowski, Vercher e Campenaerts colaboraram bem para abrir uma vantagem sobre o grupo de perseguição atrás deles.

Com 15 quilômetros para o fim, o trio líder conseguiu estender sua vantagem sobre os cinco perseguidores mais próximos para mais de 40 segundos. Nos metros finais da etapa, Campenaerts se mostrou mais forte que seus rivais e os superou na linha de chegada para a vitória.

ÚLTIMO KM

 

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

Próxima etapa

A 19ª etapa, nesta sexta-feira (19 de julho), com 144,6km entre Embrun e Isola 2000, será uma das mais desafiadoras do Tour 2024, com três subidas acima de 2.000 metros de altitude. A etapa conta com o ponto mais alto da disputa nesta temporada, o Cime de la Bonnette, a 2.802 metros de altitude, a estrada mais alta de França e com visual panorâmico de 360 ​​graus.

AS ETAPAS

Etapa 1 – 29 de junho – Florença – Rimini – 206km
Etapa 2 – 30 de junho – Cesenatico – Bologna – 198,7km
Etapa 3 – 1º de julho – Piacenza – Torino – 230,5km
Etapa 4 – 2 de julho – Pinerolo – Valloire – 139,6km
Etapa 5 – 3 de julho – Saint-Jean-de-Maurienne – Saint-Vulbas Plaine de l’Ain – 177,4km
Etapa 6 – 4 de julho – Mâcon – Dijon – 163,5km
Etapa 7 – 5 de julho – Nuits-Saint-Georges – Gevrey-Chambertin – 25,3km (ITT)
Etapa 8 – 6 de julho -Semur-en-Auxois – Colombey-les-Deux-Églises – 183,4km
Etapa 9 – 7 de julho – Troyes – Troyes – 199km

8 de julho – descanso

Etapa 10 – 9 de julho – Orléans – Saint-Amand-Montrond – 187,3km
Etapa 11 – 10 de julho – Évaux-les-Bains – Le Lioran – 211km
Etapa 12 – 11 de julho – Aurillac – Villeneuve-sur-Lot – 203,6km
Etapa 13 – 12 de julho – Agen – Pau – 165,3km
Etapa 14 – 13 de julho – Pau – Saint-Lary-Soulan Pla d’Adet – 151,9km
Etapa 15 – 14 de julho – Loudenvielle – Plateau de Beille – 197,7km

15 de julho – descanso

Etapa 16 – 16 de julho – Gruissan – Nîmes – 188,6km
Etapa 17 – 17 de julho – Saint-Paul-Trois-Châteaux – Superdévoluy – 177,8km
Etapa 18 – 18 de julho – Gap – Barcelonnette – 179,6km
Etapa 19 – 19 de julho – Embrun – Isola 2000 – 144,6km
Etapa 20 – 20 de julho – Nice – Col de la Couillole – 132,8km
Etapa 21 – 21 de julho – Mônaco – Nice – 33,7km (ITT)

LEIA MAIS
Tour de France no Bikemagazine
Site oficial do Tour de France