Skip to main content

Ben O’Connor na vitória solo da etapa 6 da Vuelta

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O australiano Ben O’Connor (Decathlon-AG2R La Mondiale) atacou forte nas montanhas de Málaga e conquistou vitória solo na etapa 6 da Volta a Espanha, nesta quinta-feira (22 de agosto) e, ainda, a liderança da classificação geral. E o novo camisa vermelha escreve seu nome na lista de ciclistas que venceram etapas nos três Grand Tours (também venceu em Tignes, no Tour de France 2021, e em Madonna di Campiglio, no Giro d’Italia 2020).

“Eu senti que hoje era uma oportunidade e eu simplesmente coloquei tudo. Eu senti que poderia vencer a etapa desde o início, então é muito especial. Olhei para os três vencedores do Grand Tour, a lista de quem fez isso, antes da corrida começar, e estou orgulhoso de colocar meu nome nessa lista. Com a camisa vermelha também, vai ser uma experiência única na vida, talvez, então vou aproveitar cada momento. Talvez [eu possa manter por um longo tempo]… Talvez não. Depende de como eu for em Cazorla, Granada. É uma oportunidade e vou aproveitar o máximo que puder”, comemorou o australiano.

Vitória solo com mais de 4 minutos de vantagem

Australiano Ben O’Connor é o novo camisa vermelha

Parte de uma forte fuga após uma batalha intensa na primeira subida do dia, O’Connor atacou e seguiu sozinho com 27,5 km para o fim da etapa e acabou vencendo com uma margem de 4’33” para o segundo colocado, Marco Frigo (Israel Premier Tech), seu companheiro de fuga. Florian Lipowitz (Red Bull-Bora-Hansgrohe) foi o terceiro, a 5min13s. A etapa teve 4 subidas categorizadas e 3.580 m de elevação total entre Jerez de la Frontera e o topo de Yunquera, com trajeto de 185,5 km.

Na classificação geral, O’Connor subiu 22 colocações e lidera com vantagem de 4’51” sobre o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-Bora-Hansgrohe). O português João Almeida (UAE Team Emirates) é o terceiro, a 4’59”.

A etapa
A 6ª etapa da Volta a Espanha teve uma largada insusitada com os ciclistas alinhando ao longo do corredor de um hipermercado Carrefour em Jerez para promover o patrocínio de longa data da rede com a corrida.

Na primeira subida do dia, Puerto del Boyar (cume no km 73,4, categoria 1), muitos atacaram, incluindo Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), mas  três alcançaram o topo com mais facilidade: Clément Berthet (AG2R La Mondiale), Pelayo Sanchez (Movistar) e Cristian Rodriguez (Arkéa-B&B Hotels).

Dez se juntaram a eles na descida: Jay Vine (UAE Team Emirates), Mauri Vansevenant (T-Rex Quick-Step), Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale), Florian Lipowitz (Red Bull-Bora-Hansgrohe), Luca Vergallito (Alpecin-Deceuninck), Marco Frigo (Israel-Premier Tech), Chris Harper (Jayco-AlUla), Gijs Leemreize (DSM-Firmenich-PostNL), Urko Berrade e Pablo Castrillo (Kern Pharma).

A equipe Red Bull-Bora-Hansgrohe estabeleceu um ritmo mais fácil no pelotão enquanto a fuga abria 5 minutos. Na ponta, O’Connor foi o primeiro no sprint intermediário (km 119,5) e levou 6 segundos de bônus. O australiano, então, atacou na segunda subida do dia, Puerto del Viento. No cume (km 130,3, categoria 3), Frigo, Sanchez e Berrade estavam 25” atrás e o restante dos atacantes a 50”, enquanto o pelotão se mantinha a 5 minutos.

O’Connor seguiu sozinho faltando 27,5 quilômetros para a chegada e abriu enormes lacunas nas últimas escaladas do dia, as subidas de categoria 3 de Puerto Martinez (km 160,0) e Alto de las Abejas (chegada).

Roglic cruzou a linha no pelotão perseguidor, a 6min31s.

“Acho que todos ficaram surpresos que Ben O’Connor tenha aberto uma vantagem tão grande, mas foram tantas reviravoltas que posso entender que ele tenha ficado na frente. Não foi fácil de controlar. Com certeza, algumas equipes o subestimaram e agora ele tem a recompensa com a camisa vermelha”, disse Van Aert, que lidera a classificação por pontos.

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

Próxima etapa
Nesta sexta-feira, 23 de agosto, a etapa 7, com 180,5km entre Archidona e Córdoba, atravessa a Província de Córdoba antes de um final com duas voltas. Após cruzar a linha de chegada pela primeira vez, os ciclistas enfrentam um pico com inclinação de 14%, que deve reduzir o pelotão, antes de seguir para a meta em Córdoba.

Etapa 7 tem chegada em Córdoba

AS ETAPAS
Etapa 1 – 17 de agosto – Lisboa – Oeiras – 12km, ITT
Etapa 2 – 18 de agosto – Cascais – Ourém – 194km
Etapa 3 – 19 de agosto – Lousã – Castello Branco – 191,5km
Etapa 4 – 20 de agosto – Plasencia – Pico Villuercas – 170,5km
Etapa 5 – 21 de agosto – Fuente del Maestre – Sevilha – 177km
Etapa 6 – 22 de agosto – Jerez de la Frontera – Yunquera -185,5 km
Etapa 7 – 23 de agosto – Archidona – Córdoba – 180,5km
Etapa 8 – 24 de agosto – Úbeda – Cazorla – 159km
Etapa 9 – 25 de agosto – Motril – Granada – 178,5 km

26 de agosto – Dia de descanso

Etapa 10 – 27 de agosto – Ponteareas – Baiona – 160km
Etapa 11 – 28 de agosto – Campus Tecnológico Cortizo Padrón – Cortizo Padrón – 166,5km
Etapa 12 – 29 de agosto – Ourense – Estación de Manzaneda – 137,5km
Etapa 13 – 30 de agosto – Lugo – Puerto de Ancares – 176km
Etapa 14 – 31 de agosto – Villafranca del Bierzo – Villablino – 200,5km
Etapa 15 – 1 de setembro – Infiesto – Valgrande Pajares Cuitu Negru – 143km

2 de setembro – Dia de descanso

Etapa 16 – 3 de setembro – Luanco – Lagos de Covadonga – 181,5km
Etapa 17 – 4 de setembro – Monumento Juan de Castillo Arnuero – Santander – 141,5km
Etapa 18 – 5 de setembro – Vitoria-Gasteiz – Maeztu – 179,5km
Etapa 19 – 6 de setembro – Logroño – Alto de Moncalvillo – 173,5km
Etapa 20 – 7 de setembro – Villarcayo – Picón Blanco – 172km
Etapa 21 – 8 de setembro– Madrid – Madrid – 24,6km

LEIA MAIS
Volta a Espanha no Bikemagazine

Site oficial da Volta a Espanha