Skip to main content

Cedrine Kerbaol comemora vitória solo no Tour de France Femmes

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

A francesa Cedrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling Team), de 23 anos, surpreendeu as favoritas e venceu, nesta sexta-feira (16 de agosto), a 6ª etapa do Tour de France Femmes avec Zwift de 2024, em Morteau.

Kerbaol atacou do pelotão no topo da Côte des Fins, com 14,5 km para o fim, descendo brilhantemente de lá para finalmente chegar à linha de chegada 21” à frente de sua desafiante mais próxima, a holandesa Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike), que conclui o dia com a camisa verde, com Liane Lippert (Movistar Team) logo atrás de Vos em terceiro.

A polonesa Kasia Niewiadoma manteve a camisa amarela

A polonesa Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) manteve a camisa amarela, com 16” à frente de Kerbaol e 19” à frente da norte-americana Kristen Faulkner (EF-Oatly-Cannondale).

A etapa com 133 ciclistas largou em Remiremont. Justine Ghekiere (AG Insurance – Soudal Team) liderou o grupo no topo da primeira subida do dia no Col du Mont de Fourche (Km 11,7, Cat. 3, 3,2km a 5,9%). Pouco depois, no km 38, a campeã francesa de contrarrelógio Audrey Cordon-Ragot (Human Powered Health) estabeleceu uma liderança de 20″ ao lado de Iurani Blanco (Laboral Kutxa-Fundacion Euskadi).

Um grande grupo de fuga
A fuga aumentou primeiro para 14 ciclistas com nomes como Ghekiere, Fem van Empel (Team Visma | Lease a Bike), Franziska Koch (Team dsm-firmenich PostNL) e Christine Majerus (Team SD Worx – Protime) chegando ao grupo da liderança. Então Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike), Niam Fisher-Black (SD Worx-Protime), Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing) e Grace Brown (FDJ-Suez) impulsionaram as fileiras da fuga. As escapadas tinham uma liderança de 2’35” no km 79, o que significa que Ghekiere, a melhor colocada na classificação geral entre as 18 líderes (15ª com 1’56”), ‘virtualmente’ liderou a classificação geral sobre Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing). Embora, é claro, ainda houvesse muita corrida…

Subida do Col de Ferriere
No km 90, a subida do Col de Ferriere (Cat. 4, 2,6 km a 4,7%) começou com a fuga 2’10” na frente do grupo. Ghekiere assumiu a liderança no topo para marcar mais dois pontos na classificação da montanha à frente de Vos (1 pt), embora logo após chegar ao topo a fuga as alcançou novamente. Vos foi então a primeira a cruzar a linha de sprint intermediário localizada em Sancey, marcando 25 pontos na competição de velocistas e indo provisoriamente para o topo do ranking da camisa verde, que estava com Charlotte Kool (dsm-firmenich PostNL). Ghekiere foi implacável e também levou o máximo de 3 pontos na subida do Côte de Laviron (Km 106, Cat. 3, 5,7 km a 4,1%), movendo-se virtualmente para o topo da classificação dos montanha.

Em direção a La Roche du Prêtre, Fisher-Black aumentou o ritmo na penúltima subida do dia, La Roche-du-Prêtre (Km 133,1, Cat. 2, 5,5 km a 5,6%), com Brown, Ghekiere, Paladin e Gutierrez sendo as únicas ciclistas inicialmente capazes de segurar enquanto a fuga se desfazia. Fisher-Black liderou no cume, à frente de Ghekiere e Brown, com o pelotão nesta etapa atrás por 1’10” e com Ghekiere garantida com a camisa de bolinhas no final da etapa. Na subida final do dia – a Côte des Fins (Km 144,3, Cat. 3, 1,8 km a 6,9%) – os últimos sobreviventes na fuga foram alcançados a 16 km do final.

A portadora da camisa de bolinhas Puck Pieterse (Fenix-Deceuninck) marcou três pontos no cume da Côte des Fins, com Niewiadoma e Demi Vollering (SD Worx-Protime) seguindo-a em 2ª e 3ª posições, respectivamente. Logo depois disso, a 14,5 km da chegada, Kerbaol atacou do topo da Côte des Fins, distanciando a única ciclista a enfrentá-la inicialmente com Pauliena Rooijakkers (Fenix-Deceuninck) na descida – indo sozinha para a vitória. E voou nos quilômetros finais até a linha de chegada, para alegria dos fãs franceses.

ÚLTIMO KM

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

AS ETAPAS
Etapa 1: Roterdã – Haia – 124 km
Etapa 2: Dordrecht – Roterdã – 67 km
Etapa 3: Roterdã – Roterdã – 6,3 km
Etapa 4: Valkenburg – Liège – 122 km
Etapa 5: Bastogne – Amnéville – 150 km
Etapa 6: Remiremont – Morteau – 160 km
Etapa 7: Champagnole – Le Grand-Bornand – 167 km
Etapa 8: Le Grand-Bornand – Alpe d’Huez – 150 km

Mais informações no site oficial www.letourfemmes.fr