Skip to main content

Modelo Arenita será lançada em outubro por R$ 12 mil – Foto de Márcio Miranda/Planeta da Bike

Do Bikemagazine
Fotos de Márcio Miranda – Planeta da Bike

A Caloi apresentou na Shimano Fest seu primeiro modelo de gravel bike que será lançada oficialmente no final de outubro ao preço aproximado de R$ 12 mil.

Com o sugestivo nome de Arenita, termo que deriva da rocha sedimentar arenito muito comum no Brasil, a bicicleta tem quadro de alumínio com cabeamento interno, eixos passantes, garfo de carbono e, como toda boa gravel, tem vários pontos de fixação no quadro e garfo para bolsas e acessórios.

Detalhe do câmbio traseiro Shimano GRX de 12 velocidades – Márcio Miranda/Planeta da Bike

A bike vem equipada com o grupo Shimano GRX completo, freios a disco com rotores de 160mm, fita de guidão e selim Selle Italia, movimento central padrão BSA, aros VZan, pneus Schwalbe G-One Super Race 700×45. O quadro, aliás, comporta pneus de até 47mm e na versão 650b acomoda pneus de até 53mm de largura.

Detalhe do garfo de carbono com furações para acessórios e bagagem Foto de Márcio Miranda/Planeta da Bike

Detalhe do guidão com flare de 10° e da fita de guidão Selle Italia – Foto de Márcio Miranda/Planeta da Bike

Qualquer semelhança do frameset (quadro e garfo) do modelo Atlas 6.8 ano 2023 da alemã Focus não é mera coincidência, já que a Focus está sob o chapéu do grupo Pon, que controla a Caloi/Cannondale. A ausência da moderna  gancheira universal UDH que equipa as bikes atuais vai contra a atual tendência e pode desagradar principalmente os fãs e usuários da Sram para um eventual upgrade futuro.

A empresa não confirma, mas os dois exemplares exibidos na Shimano Fest (uma branca e outra preta) foram importados para o Brasil sem pintura e aqui receberam os componentes de acordo com o mercado brasileiro. Na Europa a Atlas 6.8 é vendida com um mix do grupo GRX duas coroas e rodas Novatec, por exemplo. Outras diferenças são os componentes da versão brasileira como rodas, selim e canote. O peso da Arenita deve ficar por volta dos 11kg, a depender dos componentes escolhidos.

A Focus Atlas 6.7 EQP (na versão 2024) é um exemplo de como a Arenita pode ser equipada com bagageiro e para-lamas

Seja com o nome de Arenita ou de Atlas, a bicicleta vem com cinco suportes de garrafa que podem ser instalados no tubo do selim (acima do tubo inferior e sob o tubo inferior) e em cada lado do garfo.

A posição do suporte de garrafa acima do tubo inferior é ajustável para caber em uma bolsa de quadro. Os pontos de montagem no garfo são aprovados para 3kg de cada lado e também podem ser usados para transportar qualquer outro equipamento. A bike suporta um total de até 120kg e, segundo os executivos da Caloi, a bike fez enorme sucesso e registrou números impressionantes de pedidos na Shimano Fest.

A Caloi apresentou também duas mountain bikes full suspension elétricas que são comercializadas na Europa com a marca Focus. No Brasil os modelos ganharam o nome de Caloi Peak Carbon e Caloi Peak (em alumínio) e deverão chegar ao mercado em março de 2025.

Mais informações no site www.caloi.com