Skip to main content

Seleção belga no reconhecimento do percurso olímpico

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A disputa olímpica do ciclismo de estrada começa neste sábado (3 de agosto) com a prova masculina, a partir das 11 horas (horário de Paris) – 6 horas no horário de Brasília. A prova das mulheres será no domingo (4 de agosto), larga às 14 horas (horário de Paris) – 9 horas no horário de Brasília.

No Brasil, as transmissões dos Jogos de Paris serão na TV Globo, Globoplay, SporTV e Cazé TV.

Altimetria da disputa dos homens

Mapa do circuito final

Com largada e chegada na praça Trocadéro, a prova de estrada dos homens terá percurso de 273km, com 2.800 metros de ascensão acumulada e a das mulheres tem 153km e 1.700 metros de ascensão acumulada.

No circuito da chegada, de 18,4 km, que passa pelo Moulin Rouge, Montmartre e a igreja Sacré Coeur, diversos ciclistas já fizeram o reconhecimento e também tiveram um gostinho do trecho de paralelepípedos. A subida do Butte Monmartre – com 1km a 6% de inclinação média até Sacré Coeur – é apontada como a que vai fazer a diferença no final da corrida e apontar os “sobreviventes”, que terão pela frente os 9,5km finais até a meta de chegada na Ponte d’Iéna, em frente ao Trocadéro.

O circuito foi fechado por duas horas entre 16h e 18h, horário local, na quinta-feira, para o reconhecimento. O holandês Mathieu van der Poel, um dos favoritos, optou por não fazer o reconhecimento e treinou com seus companheiros de equipe nas estradas rurais mais tranquilas a oeste de Paris.

Mas a grande maioria, como o belga Remco Evenepoel, vencedor do ouro no contrarrelógio (leia aqui), que também é um dos favoritos, completou várias voltas no circuito, assim como o norte-americano Matteo Jorgenson. “Montmartre não é de forma alguma a única subida. É muito difícil percorrer 15 quilômetros nesse circuito local. Será uma verdadeira corrida eliminatória, especialmente com essas temperaturas”, disse Evenepoel.

Do Brasil, o representante é Vinicius Rangel.

START LIST

Data powered by FirstCycling.com

A subida em Monmartre no reconhecimento

O percurso olímpico foi considerado exigente, com várias subidas de inclinações de até 6,5%. A prova dos homens vai escalar três vezes a Butte Monmatre, com 1km a 6% e piso de paralelepípedo. Após a largada, em Trocadéro, o pelotão segue neutralizado por 5km até a Torre Eiffel e percorre a margem do Rio Sena até Les Invalides e o Quartier Latin, onde começa a corrida pra valer na Rua Gay-Lussac.

O percurso prossegue pelo departamento de Hauts-de-Seine pelo Côte des Gardes (1,9km a 6%) em Meudon. Mais adiante, passa pelo Palácio de Versailles e pelo Palácio Saint-Germain-en-Laye, onde o pelotão faz um circuito e supera a subida de Saint-Germain-en-Laye (1km a 5,5%) e Mesnuls (1,1km a 6,1%).

Depois das subidas é a vez do grupo aproveitar os vias exclusivas para ciclistas do Vale Chevreuse, na Ile-de-France. Os desafios de relevo serão o Côte de Port-Royal (1km a 5%), Côte de Saint-Rémy-lès-Chevreuse (1.3km a 6.3%) e Côte de Châteaufort (900m a 5.7%), com um memorial em homenagem a Jacques Anquetil.

O pelotão masculino enfrenta uma sucessão de curtas subidas como Côte de Senlisse (1.3km a 5.3%), Côte d’Herbouvilliers (850m at 5.7%) e o Côte de Bièvres (1.2km a 6.5%). A prova das mulheres por sua vez sobe somente o Côte de Cernay-la-Ville (1.1km a 3.9%).

Segundo a organização, estes setores são ideais para o público ver a prova de perto.

LEIA MAIS
Paris-2024 no Bikemagazine
Site oficial www.paris2024.org/en