Skip to main content

Movistar na apresentação das equipes na Torre de Belém, em Lisboa

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Volta a Espanha 2024 , que começa neste sábado (17 de agosto), em Lisboa, com uma etapa de contrarrelógio, terá transmissão no Brasil nos canais ESPN e plataforma Disney+. A etapa de abertura terá transmissão a partir das 13h50 no canal ESPN 3, segundo divulgado pela emissora. Vale destacar que, nesta edição, Portugal recebe as três primeiras etapas (leia reportagem especial etapa a etapa da Vuelta aqui).

Start list da Vuelta

Na apresentação das equipes, em Lisboa, os 176 ciclistas foram saudados em torno da majestosa Torre de Belém, nesta quinta-feira. O atual campeão, o norte-americano Sepp Kuss, o esloveno Primoz Roglic, tricampeão da Vuelta, e três campeões portugueses estavam entre os destaques.

Vencedores de quatro das últimas cinco edições da Vuelta, com um 1-2-3 no pódio da edição de 2023, a Visma-Lease a Bike naturalmente vem com grandes ambições, personificadas pelo atual vencedor, Sepp Kuss, e um estreante muito especial, Wout van Aert. “Quero honrar a corrida por estar com o número 1”, disse Kuss. “Vencer etapas é meu objetivo pessoal”, Van Aert acrescentou. “ Junto com Sepp, esperamos ter um Grand Tour de sucesso. Minha temporada inteira foi diferente do que eu esperava. Estou aqui para tentar vencer uma etapa, espero que não demore muito, e então ver se conseguimos abordar outros objetivos como a camisa verde”, completou o belga.

Roglic está em busca de seu quarto título na Vuelta

Roglic, depois da forte queda no Tour de France e da fratura de uma vértebra, está de volta em busca de seu quarto título da Vuelta. O esloveno afirmou que ainda não está 100%. “Com certeza ainda sinto dores, principalmente nas costas, preciso de tempo. Normalmente, no final da Vuelta tudo ficará bem”, disse. “Estou ansioso por isso, sinto-me um pouco melhor a cada semana, mas estas coisas não melhoram da noite para o dia, nem em uma ou duas semanas, leva tempo. Definitivamente sou bom o suficiente para fazer minha corrida na Vuelta, é por isso que não corro desde o Tour, então terei que ver como estou e como a dor vai evoluir. Mas estou otimista e tenho certeza que a cada dia que passar vai melhorar”, completou.

A primeira vez que a Vuelta começou fora da Espanha, em 1997, Lisboa já era a principal protagonista, por ocasião da Expo ’98 realizada na capital portuguesa. 27 anos depois, o Grand Tour espanhol retorna com três etapas em Portugal: um contrarrelógio de 12 km neste sábado entre Lisboa e Oeiras, e duas etapas em linha ligando Cascais e Ourém no domingo e Lousã e Castelo Branco na segunda-feira.

O atual campeão português e campeão mundial de 2013 Rui Costa

Três estrelas portuguesas participam deste evento único: João Almeida (UAE Team Emirates), um dos grandes candidatos ao pódio final da classificação geral, e os veteranos Rui Costa (EF Education-EasyPost) e Nelson Oliveira (Movistar Team).

“É um sonho começar um Grand Tour de Portugal ”, diz o campeão nacional Rui Costa. “ Sou ciclista a vida toda, e poder estar perto das pessoas que me apoiaram a vida toda é muito gratificante.” Costa diz que está pronto para pedalar em apoio ao equatoriano Richard Carapaz: “ No Tour de France ele mostrou que está indo bem e não precisa provar nada a ninguém. Ele é um ciclista muito forte e vamos lutar com ele para estar no pódio final .”

Dinossauro na nova camisa e no palco com a Soudal-QuickStep, Mikel Landa e seus companheiros de equipe mostraram sua fome de encarar a La Vuelta 24 enquanto o Wolfpack se transformou no T-Rex Pack, com uma nova camisa e um novo nome se destacando. “Estamos animados, com uma equipe muito completa e um novo logotipo. É diferente e esperamos aproveitar”, disse Landa.

O escalador espanhol, 5º do Tour de France 2024 e 5º da La Vuelta 23, sente as expectativas que o cercam antes do seu Grand Tour em casa: “ Sinto essa pressão, a maneira como as pessoas querem que eu me saia bem, que mostre a mesma forma que no Tour. Estou motivado. Depois do Tour, me desconectei um pouco, então espero me sentir cada vez melhor e fazer uma ótima La Vuelta. Quando voltei em 2021, percebi que tinha perdido um grande evento e quero ser um protagonista aqui, como fui no Tour. Gostaria de estar perto do pódio e lutar por alguma etapa. Se eu estiver como estava no Tour, [ganhar La Vuelta] pode ser uma possibilidade.”

AS ETAPAS
Etapa 1 – 17 de agosto – Lisboa – Oeiras – 12km, ITT
Etapa 2 – 18 de agosto – Cascais – Ourém – 194km
Etapa 3 – 19 de agosto – Lousã – Castello Branco – 191,5km
Etapa 4 – 20 de agosto – Plasencia – Pico Villuercas – 170,5km
Etapa 5 – 21 de agosto – Fuente del Maestre – Sevilha – 177km
Etapa 6 – 22 de agosto – Jerez de la Frontera – Yunquera -185,5 km
Etapa 7 – 23 de agosto – Archidona – Córdoba – 180,5km
Etapa 8 – 24 de agosto – Úbeda – Cazorla – 159km
Etapa 9 – 25 de agosto – Motril – Granada – 178,5 km

26 de agosto – Dia de descanso

Etapa 10 – 27 de agosto – Ponteareas – Baiona – 160km
Etapa 11 – 28 de agosto – Campus Tecnológico Cortizo Padrón – Cortizo Padrón – 166,5km
Etapa 12 – 29 de agosto – Ourense – Estación de Manzaneda – 137,5km
Etapa 13 – 30 de agosto – Lugo – Puerto de Ancares – 176km
Etapa 14 – 31 de agosto – Villafranca del Bierzo – Villablino – 200,5km
Etapa 15 – 1 de setembro – Infiesto – Valgrande Pajares Cuitu Negru – 143km

2 de setembro – Dia de descanso

Etapa 16 – 3 de setembro – Luanco – Lagos de Covadonga – 181,5km
Etapa 17 – 4 de setembro – Monumento Juan de Castillo Arnuero – Santander – 141,5km
Etapa 18 – 5 de setembro – Vitoria-Gasteiz – Maeztu – 179,5km
Etapa 19 – 6 de setembro – Logroño – Alto de Moncalvillo – 173,5km
Etapa 20 – 7 de setembro – Villarcayo – Picón Blanco – 172km
Etapa 21 – 8 de setembro– Madrid – Madrid – 24,6km

LEIA MAIS
Volta a Espanha no Bikemagazine

Site oficial da Volta a Espanha