Skip to main content

O britânico Adam Yates comemora a vitória solo na nona etapa, no alto da Serra Nevada, em Granada – Foto de divulgação

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Unipublic

Após uma primeira semana decepcionante para Adam Yates (UAE Team Emirates) e sua equipe na Volta a Espanha, o britânico conquistou neste domingo (25 de agosto) uma impressionante vitória na nona etapa ao chegar sozinho no alto da Sierra Nevada depois de 58,5km de fuga solitária. Yates completou os 178,5km com 4.370 metros acumulados entre Motril e Granada em 4h42min28s.

“Eu nunca tinha sofrido tanto assim antes. Estava muito quente. Desde a última subida, eu estava indo no limite e não sabia se conseguiria continuar. Tive muita má sorte ao longo dos anos nos Grand Tours e realmente não sabia se conseguiria dar certo. Estou tão feliz por finalmente conseguir vencer outra etapa de um Grand Tour. Foi um esforço incrível da equipe com o Marc [Soler] e o Jay [Vine] conduzindo a fuga. Eles me posicionaram perfeitamente. O Marc fez um trabalho incrível mantendo o ritmo muito forte e, em Hazallanas, o Jay também acelerou muito até ficar só eu e o Gaudu. Vi que ele estava sofrendo com o calor. Eu também estava sofrendo, mas sabia que precisava seguir em frente. E dali em diante foi só sofrimento, sofrimento, até cruzar a linha de chegada. Honestamente, não me importo com a classificação geral. Hoje queria ganhar a etapa”, disse o vencedor.

“Eu nunca tinha sofrido tanto assim antes” – Adam Yates na nona etapa – Foto de divulgação

Yates, escalador da UAE, integrou uma fuga e mostrou-se o mais forte nas icônicas subidas da Sierra Nevada para conquistar sua segunda vitória em Grand Tour após a primeira etapa do Tour de France em 2023, também realizada na Espanha (Bilbao).

O equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) terminou em segundo lugar (a 1min39s) após um decisivo ataque, saindo do grupo onde estava o camisa vermelha a quase 90 quilômetros da meta, avançando para a terceira posição na classificação geral. Atrás deles, o espanhol Enric Mas (Movistar) abriu uma vantagem de um minuto na última subida, mas foi alcançado após um quase acidente na descida em direção a Granada.

Na classificação geral, o australiano Ben O’Connor (Decathlon-AG2R-La Mondiale) segue na liderança da classificação geral com 3min53s sobre o esloveno Primoz Roglic (RedBull-Bora-Hansgrohe). O esforço de Carapaz valeu a pena e agora ocupa a terceira colocação geral, a 4min32s do camisa vermelha O’Connor.

“Fico feliz que [Adam Yates] tenha vencido. Permitimos que ele participasse da fuga hoje e ele não era alguém que tínhamos como absolutamente essencial no nosso radar. Carapaz foi uma surpresa. Ele resistiu por tanto tempo. Estou muito contente com o trabalho que fizemos como equipe. Acho que fomos muito disciplinados. E o Felix [Gall] foi excelente na subida final. Mostra que estamos aqui para lutar ainda. Cada segundo conta. Não perdi tempo hoje… bem, para alguns caras sim, mas acho que no final mostrei minha verdadeira capacidade, então estou orgulhoso”, afirmou o australiano dono da camisa vermelha de líder da classificação geral Ben O’Oconnor.

O australiano Ben O’Connor manteve a liderança geral – Foto de Unipublic/Cxcling/Toni Baixauli

Fuga de 26 ciclistas

O belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) saiu na frente. Mais atacantes gradualmente se juntaram a ele na frente, até que um grupo de 26 corredores escapa com Jay Vine, Adam Yates, Marc Soler (UAE Team Emirates), Oscar Rodriguez (Ineos Grenadiers), Kasper Asgreen (T-Rex Quick-Step), Patrick Konrad, Mathias Vacek (Lidl-Trek), Quinten Hermans, Xandro Meurisse (Alpecin-Decuninck), Jonas Gregaard (Lotto Dstny), David Gaudu, Stefan Küng (Groupama-FDJ), Darren Rafferty, James Shaw (EF Education-EasyPost), Nelson Oliveira (Movistar), Torstein Træen (Bahrain Victorious), Felix Engelhardt, Chris Harper (Jayco AlUla), Ruben Fernandez, Jesus Herrada, Jonathan Lastra (Cofidis), Pablo Castrillo e Pau Miquel (Kern Pharma).

Entre eles, David Gaudu (+6’30’’ na classificação geral), Adam Yates (+9’27’’) e Max Poole (+10’(8’’) eram as principais ameaças para a camisa vermelha de Ben O’Connor.

Richard Carapaz ataca

Eles lideram com 5 minutos quando Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) parte do pelotão, com 90 quilômetros para o fim, no pé da primeira subida do dia, o categoria 1 Puerto de El Purche (8,9 km, 7,6%). A corrida explode repentinamente.

Na frente, Soler impõe um ritmo brutal enquanto a Red Bull-Bora-Hansgrohe aumentava o ritmo no grupo da classificação geral (GC). Gaudu é o primeiro a passar no topo. Carapaz segue com 2’35’’ de desvantagem e o grupo do GC, 5 segundos atrás.

Yates arrisca a 58,5km da chegada

A intensidade da corria continua aumentando com a primeira das duas subidas ao categoria 1 Alto de Hazallanas. Vine acelera na subida. Apenas Yates e Gaudu seguem o escalador australiano.

Yates segue sozinho nos últimos 5 quilômetros de subida, faltando 58,5 km para o fim. Carapaz se junta a Gaudu e Vine, com Castrillo, mas Yates amplia sua vantagem e encara a última subida do dia com uma margem de 2’50’’ para seus primeiros perseguidores. O pelotão está 6’40’’ atrás.

O susto de Enric Mas

Enquanto Yates continua seu show solo, Enric Mas (Movistar) ataca cerca de 6km do topo. O russo Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) é o único que tenta seguir, sem sucesso. No topo, o espanhol abre uma vantagem de 1 minuto para o restante dos concorrentes do grupo da classificação geral.

Mas parece pronto para subir na classificação, porém escapa por pouco de um quase acidente na descida em direção a Granada. Ele é eventualmente alcançado a 1 quilômetro do fim, e o mesmo acontece com Gaudu. Carapaz (+1’39’’) é o único que permanece à frente do grupo do GC (+3’45’’).

Ao fim do dia de descanso, Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) mantém a La Roja com uma vantagem de 3’49’’ para Primoz Roglic (Red Bull-Bora-Hansgrohe). Carapaz avança para a 3ª posição (+4’32’’), logo à frente de Mas (+4’35’’).

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com