Skip to main content

Ed Dunbar comemora a vitória na 11ª etapa em Padron – Foto de divulgação

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O irlandês Ed Dunbar (Jayco AlUla) venceu a 11ª etapa da Volta a Espanha nesta quarta-feira (28 de agosto). A etapa começou e terminou no Campus Tecnológico Cortizo, na cidade de Padron, com um total de 166,4km. Dunbar  fechou o cronômetro em 3h44min52s.

A etapa com foi movimentada e marcada por muitas subidas e descidas na região da Galícia. O esloveno Primoz Roglic (Red Bull-Bora-Hansgrohe) e o espanhol Enric Mas (Movistar) ganharam tempo em cima do líder Ben O’Connor (Decathlon-AG2R La Mondiale).

O escalador irlandês acabou se destacando entre os 38 companheiros de fuga após uma batalha intensa nas quatro subidas categorizadas do dia. Na última ascensão, a mais íngreme, Roglic acelerou e O’Connor vacilou, perdendo quase 40 segundos para seus principais rivais na linha de chegada. O australiano O’Connor mantém a camisa vermelha em seu sexto dia e administra uma vantagem de 3’16” sobre Roglic, tricampeão da Vuelta, na véspera de uma chegada em alto em Manzaneda.

Com um terreno difícil e quatro subidas categorizadas, a batalha começou desde o primeiro quilômetro, mas os atacantes têm dificuldade para se distanciar. O belga Victor Campenaerts (Lotto Dstny) lidera o pelotão sobre a primeira subida do dia, Puerto San Xusto (km 42,4).

Fuga gigante

Campenaerts é acompanhado por mais 38 ciclistas na fuga em direção à segunda subida do dia, Puerto Aguasantas (km 81,2): Steven Kruijswijk, Attila Valter (Visma-Lease a Bike), Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Jhonatan Naraez, Brandon Rivera (Ineos Grenadiers), James Know (T-Rex Quick-Step), Carlos Verona (Lidl-Trek), Nico Denz, Patrick Gamper, Daniel Felipe Martínez (Red Bull-Bora-Hansgrohe), Quinten Hermans, Xandro Meurisse (Alpecin-Deceuninck), George Bennett, Marco Frigo, Matthew Riccitello, Corbin Strong (Israel-Premier Tech), Arjen Livyns, Eduardo Sepulveda (Lotto-Dstny), Sven Erik Bystrom, Lorenzo Germani, Reuben Thompson (Groupama-FDJ), Carlos Canal, Pelayo Sanchez (Movistar), Fran Miholjevic (Bahrain Victorious), Ed Dunbar, Filippo Zana (Jayco AlUla), Mathis Le Berre (Arkéa-B&B Hotels), Max Poole, Chris Hamilton, Gijs Leemreize (Team DSM-firmenich PostNL), Guillaume Martin, Ion Izagirre, Jesus Herrada (Cofidis), Gianmarco Garofoli (Astana-Qazaqstan), Urko Berrade, Ibon Ruiz (Kern Pharma) e Xabier Isasa (Euskaltel-Euskadi).

A Movistar pressiona

Xandro Meurisse parte imediatamente desse grupo e abre uma vantagem de um segundo. A equipe Israel Premier Tech lidera o grupo perseguidor, sendo o escalador neozelandês George Bennett a principal ameaça ao GC (16º na classificação geral no início da etapa, +9’50”). Enquanto isso, a diferença para o pelotão sobe para 6’15” (km 115), com a Decathlon AG2R La Mondiale de Ben O’Connor ditando o ritmo.

Após cerca de 60 quilômetros sozinho na frente, Meurisse é alcançado a 32km da chegada. Isasa tenta contra-atacar, mas é rapidamente alcançado. A batalha se desenrolará na última subida do dia, o Puerto Cruxeiras (2,9km, 8,9%), a ser submetido faltando 7,9km para o fim. Enquanto isso, a Movistar aumenta a pressão no pelotão.

Ed Dunbar leva a melhor

Verona, Zana e Berrade lideram o caminho até o topo. Poole fecha o gap enquanto descem. Mas seus perseguidores voltam a alcançá-los a 1,5km do fim. Berrade e Verona tentam contra-atacar, sem sucesso. Dunbar ultrapassa todos dentro do último quilômetro para conquistar sua primeira vitória em uma etapa de Grand Tour.

Atrás deles, a Red Bull-Bora-Hansgrohe aumenta o ritmo na subida e Primoz Roglic ataca. Enric Mas (Movistar) é o único a seguir. Matthias Skjelmose (Lidl-Trek), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers), David Gaudu (Groupama-FDJ) e Mikel Landa (T-Rex Quick-Step) conseguem se juntar a eles. O equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) perde 15” na linha de chegada e o líder da classificação geral O’Connor perde  37 segundos.

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

PRÓXIMA ETAPA

A Volta a Espanha prossegue com a etapa de número 12, disputada entre as cidades de Ourense e a Estación de Manzaneda, com sinuosos 137,5km. A jornada termina com a subida até Manzaneda, a 1.488m de altitude.

AS ETAPAS
Etapa 1 – 17 de agosto – Lisboa – Oeiras – 12km, ITT
Etapa 2 – 18 de agosto – Cascais – Ourém – 194km
Etapa 3 – 19 de agosto – Lousã – Castello Branco – 191,5km
Etapa 4 – 20 de agosto – Plasencia – Pico Villuercas – 170,5km
Etapa 5 – 21 de agosto – Fuente del Maestre – Sevilha – 177km
Etapa 6 – 22 de agosto – Jerez de la Frontera – Yunquera -185,5 km
Etapa 7 – 23 de agosto – Archidona – Córdoba – 180,5km
Etapa 8 – 24 de agosto – Úbeda – Cazorla – 159km
Etapa 9 – 25 de agosto – Motril – Granada – 178,5 km

26 de agosto – Dia de descanso

Etapa 10 – 27 de agosto – Ponteareas – Baiona – 160km
Etapa 11 – 28 de agosto – Campus Tecnológico Cortizo Padrón – Cortizo Padrón – 166,5km
Etapa 12 – 29 de agosto – Ourense – Estación de Manzaneda – 137,5km
Etapa 13 – 30 de agosto – Lugo – Puerto de Ancares – 176km
Etapa 14 – 31 de agosto – Villafranca del Bierzo – Villablino – 200,5km
Etapa 15 – 1 de setembro – Infiesto – Valgrande Pajares Cuitu Negru – 143km

2 de setembro – Dia de descanso

Etapa 16 – 3 de setembro – Luanco – Lagos de Covadonga – 181,5km
Etapa 17 – 4 de setembro – Monumento Juan de Castillo Arnuero – Santander – 141,5km
Etapa 18 – 5 de setembro – Vitoria-Gasteiz – Maeztu – 179,5km
Etapa 19 – 6 de setembro – Logroño – Alto de Moncalvillo – 173,5km
Etapa 20 – 7 de setembro – Villarcayo – Picón Blanco – 172km
Etapa 21 – 8 de setembro– Madrid – Madrid – 24,6km

LEIA MAIS
Volta a Espanha no Bikemagazine

Site oficial da Volta a Espanha