Skip to main content

Tota Magalhães comemora a maglia azzurra após 2ª etapa do Giro d’Italia Feminino 2024

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Com uma mensagem que diz “Brasil voltará a fazer parte do World Tour”, a equipe Movistar confirmou a contratação da brasileira Ana Vitória “Tota” Magalhães para duas temporadas (2025 e 2026).

No comunicado à imprensa, a equipe Movistar destacou as “apresentações esperançosas” da brasileira em suas duas primeiras temporadas na Europa, com as equipes BePink-Bongioanni e Bizkaia Durango.

Tota Magalhães, carioca, 23 anos, campeã brasileira de estrada em 2023 e campeã brasileira de contrarrelógio em 2024, começou sua temporada na Europa com a Bizkaia-Durango em 2023 e foi para a BePink em seguida. Nesta temporada teve como um dos pontos altos sua performance no Giro d’Italia Feminino, quando vestiu a camisa azzurra da classificação de montanha na segunda etapa.

 

Tota Magalhães, campeã brasileira de estrada em 2023

No comunicado da Movistar, a brasileira afirma: “Estou super entusiasmada, muito feliz por dar este salto. É mais um sonho que se realiza para mim e, além disso, estou indo ao topo com a Movistar, uma equipe pela qual sempre tive um carinho muito especial. Como ciclista, eu me definiria como uma polivalente. Gosto de correr agressivamente, buscando fugas, arriscando tudo, aproveitando a liderança. Mas o que mais amo é o trabalho em equipe, e é por isso que venho para a Movistar: para ajudar ao máximo minhas companheiras a alcançar grandes sucessos.”

Ciclismo e futebol
A carioca Tota Magalhães chegou a jogar futebol em times do Rio de Janeiro, ainda criança. No início da adolescência, a bicicleta chegou por influência da família.

“Comecei a pedalar aos 14 anos quando vi minha família inteira saindo para pedalar até o Cristo. Era Natal, pedi para ir junto, mas minha mãe não deixou porque eu não tinha condicionamento e não aguentaria acompanhá-los. Desde então, comecei a treinar e, no ano seguinte, me juntei a eles no mesmo pedal”, contou a ciclista.

“Venho de uma família grande e cheia de atletas. Sempre gostei de praticar esportes, fazia todos, não parava quieta, mas me desenvolvi mesmo no futebol, comecei com 9 anos. Joguei em alguns times no Rio, mas, por escolha própria, resolvi não seguir esse caminho”, completou.

Leia mais
Tota Magalhães no Bikemagazine